O Sporting é o primeiro clube a falhar o estatuto de cabeça-de-série para o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2002/2003, que se realiza nesta sexta-feira, pelas 11 horas. Os campeões portugueses podem assim ter por adversário uma das grandes equipas do futebol europeu, incluíndo o Bayern Munique, Manchester United, Barcelona, Inter Milão ou AC Milan.

São nada menos que sete ex-vencedores da competição os potenciais adversários dos «leões» - Feyenoord e Celtic completam a lista-, que podem queixar-se das suas recentes prestações europeias, as quais os colocam atrás de outros 16 participantes no «ranking», mas também das más campanhas dos «tubarões» nas respectivas competições nacionais.

O Bayern, o Manchester, o Barcelona, o Inter ou o Milan surgem nesta lista por terem terminado a última temporada no terceiro lugar, ou mais abaixo, nas suas ligas nacionais. Se tivessem ficado numa posição superior, entrariam directo na fase de grupos.

Boavista é cabeça-de-série

Por outro lado, a sorte ainda pode sorrir ao Sporting, uma vez que há alguns adversários menos temíveis com estatuto de cabeça-de-série, nomeadamente nos confrontos ainda por definir relativos à segunda pré-eliminatória da competição, que se disputa a partir da próxima semana. As equipas apuradas nessa ronda, ainda que sejam menos cotadas, assumem o «ranking» do adversário e mantêm o estatuto de cabeça-de-série, mas nessa lista há adversários teoricamente mais acessíveis.

O Boavista tem, à partida, a tarefa mais facilitada, uma vez que parte como cabeça-de-série. Os axadrezados precisam no entanto de passar ainda a segunda pré-eliminatória, onde terão por adversários os malteses do Hibernian. Se o conseguirem, defrontarão uma das equipas não cabeça-de-série.

A UEFA explicou já os pormenores do sorteio desta sexta-feira, que terá de novo como condicionante a impossibilidade de duas equipas do mesmo país se defrontarem.

As bolas com as 16 equipas de cada grupo ficarão em dois potes - o Sporting, sem estatuto de cabeça-de-série, no segundo, o Boavista ou o Hibernians, de Malta, no primeiro, como cabeças-de-série. Será tirada à vez uma bola de cada pote e colocada noutro recipiente. A primeira bola tirada então representa a equipa que jogar em casa.

Se calharem juntas duas equipas do mesmo país, a que tiver saído em segundo lugar será transferida para o jogo seguinte. Se isso acontecer com os dois últimos clubes, então o segundo será transferido para o lugar correspondente, conforme seja ou não cabeça-de-série, do primeiro jogo.

Leia ainda:

Os possíveis adversários de Sporting e Boavista