O Alavés, que nesta temporada se estreia nas competições europeias, foi a Milão eliminar o Inter da Taça UEFA, vencendo por 2-0 e ficando assim em vantagem depois do 3-3 verificado na primeira mão. 

Os golos dos espanhóis surgiram no último quarto-de-hora da partida e levaram ao desespero os adeptos do Inter, que após o segundo tento atiraram vários objectos para o relvado e originaram uma interrupção do jogo por largos minutos. 

O quarto árbitro indicou um período de decontos de dez minutos, mas a continuação dos distúrbios nas bancadas levaram o juiz da partida, Graham Barber, a conceder apenas cinco minutos extra. 

Os adeptos do Inter eram poucos - menos de dez mil num San Siro que alberga 85 mil -, mas ainda assim fizeram questão de manifestar o seu desagrado perante a surpreendente eliminação aos pés de uma equipa espanhola cujo prestígio europeu está a milhas daquele que ostenta o clube de Milão. 

Jordi Cruyff abriu o activo aos 78 minutos de jogo, com um remate de fora da área, e cinco minutos depois Tomic, num contra-ataque, resolveu de vez a eliminatória. 

Em face das cenas ocorridas em San Siro, o Inter corre riscos de punição por parte da UEFA, normalmente pouco condescendente nestas matérias. 

O Alavés vai encontrar nos quartos-de-final o Rayo Vallecano, curiosamente outra formação espanhola que se estreou nesta temporada nas andanças europeias. 

Ficha do jogo 

Estádio San Siro, em Milão

Árbitro: Graham Barber (Inglaterra) 

INTER - Frey; Cirillo (Pablo Pacheco, 84m), Blanc e Córdoba; Brocchi (Seedorf, 69m), Zanetti, Farinós, Di Biagio e Serena (Ferrari, 70m); Recoba e Vieri 

ALAVÉS - Herrera; Conta, Dan Eggen, Tellez e Geli; Desio, Begona (Magno, 62m) e Pablo (Ivan Alonso, 62m); Tomic, Cruyff e Javi Moreno (Azkoitia, 82m) 

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Cruyff (78m) e Tomic (83m)

Resultado final: 0-2