O PAOK Salónica, adversário do Leixões para a primeira eliminatória da Taça UEFA, só ficou a saber há dois dias que podia participar nas competições europeias. O clube estava em dívida com o jogador Patrício Camps (já no Velez Sarsfield, na Argentina) e com o Tirol Innsbruck, num total de 310 mil euros. Parte da dívida foi paga na semana passada e outra parte esta semana. Segue-se o Leixões.

O PAOK foi eliminado na terceira ronda da temporada passada (repetindo o resultado anterior), derrotado pelo PSV Eidhoven. Uma vitória em casa por 3-2 não chegou, tendo sofrido uma derrota na Holanda por 1-4. Pelo caminho ficaram os austríacos do F.C Karten e o Marila Pribram, da República Checa. O PAOK entrou directamente para a UEFA graças ao quarto lugar obtido no campeonato grego, que já conquistou em duas oportunidades (1976 e 1985). Os anos 70 deram também para conquistar duas Taças da Grécia, em 72 e 74. Esta é a 32ª presença do clube na Taça UEFA, tendo registado vitórias em 11 jogos, empatado 5 e perdido 13.

Esta temporada Angelos Anastasiadis regressa ao banco do PAOK, pela terceira vez. Numa equipa bastante «internacional» (gregos, cipriotas e polacos dominam), destaque para as contratações do guarda-redes polaco Majdan, titular da selecção, e o seu compatriota Marek Kozminski.

O clube foi fundado em 1926 por nobres de Constatinopla, que emigraram da Turquia. A intenção inicial de chamar AEK de Salónica ao clube foi posta de parte, dado que já havia um clube com esse nome em Atenas. Assim, nasceu o PAOK - «Panthessalonikean Atlhetic Union of Konstantinoupolitans». O emblema adoptado foi o da águia de duas cabeças, símbolo da glória do Império bizantino. Mais: o preto e branco simboliza o fim da incerteza do futuro da emigração, dizem os gregos.

O estádio Toumpa - lê-se túmulo em português ¿ tem capacidade para 32 mil pessoas e pode ser tudo menos silencioso. Que o digam as equipas que vão ao «inferno» de Salónica. Com um público reconhecidamente temível, o clube do norte do país tem adeptos por toda a Grécia e no estrangeiro. Na internet podem encontrar-se vários sites de fãs, desde os Estados Unidos à Austrália. Apesar disso, o site oficial do clube, www.paok-hellas.gr, ainda não tem tradução em inglês. Descansem, está sob construção.

Depois da primeira jornada do campeonato da I Liga, a Ethniki Katigoria, o PAOK lidera a classificação, graças a uma vitória de goleada sobre o Panathinaikos de Fernando Santos, por 4-1.

A primeira mão da eliminatória será jogada em Portugal, a 19 de Setembro, e a segunda mão, a 3 de Outubro, na Grécia.