Valentim Loureiro convocou hoje uma conferência de imprensa para anunciar a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 27 deste mês, com o objectivo de «conversar olhos nos olhos com os clubes e as SAD», e reagir, pela primeira vez, à formação do G-18, grupo que congrega todos os clubes da I Liga.  

Mais do que isso, o presidente da Liga cancelou um conjunto de conferências que pretendia apresentar um projecto de reestruturação do futebol português de que a Comissão Executiva havia sido mandatada na Assembleia Geral de 27 de Janeiro, argumentando com «o momento que se está a viver». 

O projecto «Olhar o Futuro», da autoria da Comissão Executiva da Liga, começaria a ser apresentado justamente no dia 27 de Maio, na primeira de cinco conferências para a qual já havia sido convidado José Lello, Ministro do Desporto.  

Valentim Loureiro, sensível à movimentação consertada de todos os clubes da I Liga, procura agora sintonia, convocando nova Assembleia Geral e crendo que «é importante haver consenso alargado com os clubes». 

O presidente da Liga disse «nunca» se ter sentido incomodado com a formação do G-18, entendendo que «é importante haver entendimento entre os três grandes, para que o futebol português possa avançar». Valentim Loureiro justificaria ainda o cancelamento do conjunto de conferências que apresentaria o projecto da Liga com «o actual momento do futebol nacional». «Mesmo sem termómetro, sei a temperatura em que estamos metidos», concluiu.