Luís Figo disse hoje que está à espera de ganhar o prémio de melhor jogador do ano da FIFA, cujo vencedor será conhecido amanhã, segunda-feira. Rivaldo e Zidane são os rivais do médio português. 

«Obviamente espero vencer. Mas vencer o prémio não significa que se é o melhor do mundo. É mais uma recompensa pelo trabalho que se desenvolveu ao longo do ano», afirmou o jogador português. «Não tomo este galardão de forma literal, mas sim como um elogio das pessoas que confiaram em mim e no meu jogo e que tento não defraudar nunca.» 

Figo disse também que não vai sentir mais pressão se conquistar o troféu e lembra que está muito bem preparado para lidar com isso: «Já sou o jogador mais caro do mundo e isso não implicou uma maior pressão na hora de jogar.» 

«Prémio de jogador do século devia ser por posições» 

O português deu ainda a sua opinião sobre a polémica em torno da escolha de Pelé ou Maradona para melhor jogador do século. Figo defende que devia ter sido feita uma votação por posições no campo. 

«São duas referências do futebol mundial e creio que seria muito melhor fazer estes prémios por posições no campo. Seria muito mais realista. Cada um na sua época fizeram muito pelo futebol», afirmou Figo. 

O português não disse qual seria a sua escolha, mas deu a entender que, pela sua idade, também ele podia inclinar-se para Maradona. «Por uma questão de idade conheço melhor o jogo de Maradona, mas tive oportunidade de ver videos de Pelé. É uma eleição difícil.»