Nelo Vingada é o novo treinador do Zamalek. O ex-treinador do Marítimo, que já passou por várias selecções nacionais, treinou a Arábia Saudita, esteve no Benfica e no Al-Ain dos Emirados Árabes Unidos, assumiu o compromisso com os dirigentes do campeão egípcio para a próxima temporada.

Após uma intensa ronda de negociações, que forçou a vinda dos dirigentes do clube a Lisboa, onde estiveram reunidos durante mais de um dia, acabou por se alcançar o consenso no que diz respeito aos números envolvidos. Com o mercado a apertar em Portugal, o mercado africando tornou-se apelativo para Nelo Vingada, que se prepara para assumir mais um desafio na carreira.

O Zamalek é um dos melhores clubes egípcios e de África. É, aliás, o clube com mais títulos o continente (9) e acabou de se sagrar campeão nacional pela décima vez. Soma, ainda, 20 Taças e duas Supertaças nacionais, cinco Ligas dos Campeões africanas (é, aliás, o detentor do título, mas já não o poderá defender, porque foi eliminado), uma Taça das Taças e 3 Supertaças africanas.

É o maior rival do Al-Ahly, que já foi treinado por Manuel José, até por serem ambos do Cairo. No plantel destaca-se a veterania dos irmãos Hassan, Ibrahim e Hossam. Este último, aliás, um avançado que chegou a ser temível, mas que está em final de carreira, chegou a ser o jogador mais internacional a nível mundial, com 160 jogos, mas ocupa agora o quarto lugar no «ranking». Este até poderá ter sido o principal motivo para a saída de Cabralzinho do cargo de treinador, dado que o brasileiro afastou os irmãos da equipa, o que não agradou nada aos digirentes.

Sem descanso, Nelo Vingada viaja já amanhã para a capital egípcia, sendo que no dia 6 de Julho defronta o Gaish, da Síria, no Campeonato de clubes árabes. Vai fazer mais três jogos nesta competição e a 24 disputa a Supertaça suidi-egípcia.