Pauleta, jogador do Bordéus, chegou a França e foi determinante na reviravolta da equipa que até à quinta jornada não tinha conseguido melhor que empatar. O português chegou e venceu... No primeiro encontro em que participou, Pauleta fez um hat-trick e o Bordéus goleou, fora do seu campo, o Nantes por 5-0.  

O Bordéus oscilou entre a quinta e a sétima jornada pelas 16ª e 14ª posições. A goleada frente ao Nantes não teve sequência na jornada seguinte e os girondinos voltaram a perder por 0-2 com o Guingamp. Decorria a 8ª jornada quando um golo solitário de Batlles marcou o ponto de viragem para os actuais líderes do campeonato francês. Uma reviravolta, que por acaso (ou não) coincide com a chegada de Pauleta, que é neste momento o melhor marcador da equipa, com 9 golos marcados no campeonato e 3 na Taça UEFA, e o terceiro melhor do campeonato. 

O avançado começou a sua carreira no União Micaelense de onde se transferiu para o Estoril Praia. Ai fez dupla com Cavaco no ataque da equipa da II Liga e começou a notabilizar-se. Clubes do escalão principal, como Sporting ou Belenenses, aperceberam-se do talento, mas acabariam por ser ultrapassados pelo Salamanca da II divisão espanhola, em 1996, que recebia nesse ano uma verdadeira legião de portugueses, que acompanharam o treinador João Alves na sua aventura espanhola. Para o técnico a passagem pelo clube foi curta, mas Pauleta afirmou-se no plantel e foi o melhor marcador da prova.  

Na época 1997/98 estreou-se na I Liga espanhola conseguindo marcar 15 golos em 34 jogos. Nesse final de época ressurge o interesse de clubes portugueses, mas o valor do passe era já elevado e criou-se um impasse ganho pelo Deportivo Corunha que assegurou a sua contratação. 

Não conseguiu firmar-se como titular no clube galego, muito por força da concorrência de Flores e Makaay, e ultrapassou os 20 golos em mais de 50 partidas. Sagrou-se campeão de Espanha na última época (1999/2000) sem nunca ter passado pela I Liga portuguesa. Esta época assinou pelo Bordéus por quatro temporadas. 

Pauleta estreou-se com a camisola da selecção nacional em Agosto de 1997 frente à Arménia. O avançado tem sido regularmente chamado, mas a titularidade tem sido mais difícil de garantir. No Europeu de 2000 era um dos elementos da comitiva portuguesa, mas o facto de não poder participar no primeiro jogo da prova frente à Inglaterra, por cumprir castigo, e a afirmação de Nuno Gomes na frente de ataque foram factores determinantes na sua participação na competição (apenas um jogo, frente à Alemanha). 

Com o afastamento de Nuno Gomes da fase de qualificação para o Mundial de 2002, devido a suspensão na sequência dos incidentes das meias-finais com a França, e a chegada de um novo seleccionador, Pauleta parece ter visto os caminhos para a titularidade abrirem-se. No jogo com a Holanda, em Roterdão, o açoriano foi determinante na vitória por 2-0: coroando actuação quase perfeita, fez o passe para o primeiro golo e marcou o segundo.  

DADOS:

Nome: Pedro Miguel C. R. PAULETA

Posição: avançado

Nascimento: 28/04/1973 - Ponta Delgada

Altura: 1,80

Peso: 75 kg

Clubes: União Micaelense (1994/95); Estoril Praia (1995/96); Salamanca (1996/98); Deportivo Corunha (1998/2000); Bordéus. 

Ler também: