«Deitámos a vitória fora», desabafou Kevin Keegan no final do jogo com Portugal. O seleccionador inglês atribuiu a derrota ao mérito da selecção portuguesa, defendendo que a Inglaterra jogou «contra os melhores». Keegan identifica o «golo-maravilha» de Figo como o ponto de viragem do jogo e fala também em alguns erros da sua equipa. Entre os quais o de dar «demasiado tempo» aos portugueses. 

«Não concedemos muitos golos desde que eu assumi o lugar, há 15 meses, mas jogámos contra os melhores», afirma Keegan, para depois identificar os erros da sua equipa: «Ficámos uma ou duas vezes a ver a bola, talvez tenhamos dado a bola no meio-campo uma ou duas vezes a jogadores a que não nos podemos dar ao luxo de dar a bola. Demos-lhes um pouco de tempo a mais», afirmou o técnico.  

«Foi um jogo duro, com um ritmo rápido e temos que lhes dar algum crédito. Eles jogaram muito bem. Começámos muito bem, mas foi um golo-maravilha que os colocou de volta no jogo. Mas nós sabíamos que Luís Figo era capaz de fazer coisas daquelas. Eles mostraram uma grande capacidade de recuperação», prosseguiu Keegan. 

O técnico admitiu que a recuperação psicológica da sua equipa para os próximos encontros «vai ser difícil». Mas lembrou que restam poucas alternativas à Inglaterra: «Temos de ganhar os dois jogos.» 

Além do problema de motivação, a Inglaterra tem ainda alguns jogadores em dúvida para os próximos jogos. Owen, Adams e McManaman sairam lesionados e não se sabe a extensão das lesões.