O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, regressou na última noite a Sydney.  

Samaranch viajou no passado sábado para Espanha depois de ter sido informado do agravamento do estado de saúde da sua mulher. Maria Teresa Salisachs, de 68 anos, viria mesmo a falecer, ainda durante a viagem que o presidente do COI realizava entre Sydney e Barcelona. 

O director-geral do COI, François Carrard anunciou em conferência de imprensa que Juan Antonio Samaranch já presidiu à habitual reunião de coordenação, realizada durante a manhã (madrugada em Portugal) em Sydney. 

Durante a reunião, Samaranch agradeceu não só aos membros do COI, mas também aos milhares de pessoas em todo o mundo que lhe enviaram mensagens de condolências pelo falecimento da sua mulher. 

Segundo Carrard, o elevado sentido de responsabilidade e profissionalismo de Samaranch, levaram-no a regressar a Sydney o mais depressa possível, com vista a poder «contribuir para êxito dos Jogos Olímpicos» que este ano se realizam na Austrália. 

Registe-se que esta foi a primeira vez, em 20 anos de presidência do COI, que Juan Antonio Samaranch esteve ausente de uns Jogos Olímpicos.