Carlos Alberto Silva é um treinador que conhece bem a realidade do futebol brasileiro e consegue traçar o perfil de algumas das principais figuras do seu país. Numa altura em que Luiz Felipe Scolari está cada vez mais próximo dos destinos da selecção portuguesa, o novo técnico do Santa Clara não poupa elogios ao «Sargentão», um homem conhecido pela sua forte personalidade, vincada ao ponto de prescindir da estrela Romário no último Campeonato do Mundo.

«Admiro muito Scolari, porque passou na selecção brasileira o que nunca ninguém passou. Entrou desacreditado e trouxe o título mundial», explicou, considerando que o ex-seleccionador brasileiro «pode conquistar o título europeu para Portugal», especialmente por causa das suas virtudes como treinador e pela qualidade humana patente no futebol nacional. «Este elenco é um dos melhores que já vi. Houve uma grande evolução. No meu tempo, não havia avançados portugueses e agora há muitos», adiantou no aeroporto Francisco de Sá Carneiro, no Porto, onde fez escala antes de viajar para os Açores.

No entender de Carlos Alberto Silva, o homem que levou a selecção brasileira ao pentacampeonato «pode acrescentar liderança e bravura ao futebol português», reconheceu. «Antes do Campeonato do Mundo, fui dos poucos a achar que era bom o Brasil ter um seleccionador estrangeiro. Fui criticado, mas mantenho o meu pensamento agora em relação a Portugal», sublinhou.