Pedro Barbosa é o espelho da confiança que reina do plantel do Sporting para o derby de domingo com o Benfica. No primeiro dia do novo ano, o capitão dos leões foi à Sala de Imprensa de Alcochete dizer o que vai na alma do grupo. Optimismo parece ser mesmo a palavra de ordem: «A equipa está bem e as expectativas são as melhores. O objectivo é claramente ir ganhar à Luz e manter esta senda vitoriosa.»

Determinado, Pedro Barbosa não deixa margem para dúvida e como voz de comando do grupo de trabalho reforça que o factor casa do Benfica não ocupa o pensamento dos jogadores do Sporting: «Estamos num ciclo de jogos sempre a ganhar e isso é importante. Em casa há sempre uma dose de favoritismo mas nós queremos ganhar o jogo.»

Questionado sobre o que espera da equipa do Benfica no próximo domingo, pelas 19 horas, o capitão do Sporting não se alonga em grandes análises. «Espero uma equipa forte, na linha do que tem feito nos últimos jogos, mas nós temos que nos preocupar connosco e com o que temos que fazer», afirma.

Vencer o derby é claramente o objectivo dos leões mas Pedro Barbosa refuta a ideia que o confronto com as águias seja decisivo para o desenrolar desta Superliga. «Pode definir algumas situações mas não é de maneira nenhuma decisivo. Faltam muitas jornadas mas face há distância para o primeiro, a equipa que perca pontos torna as coisas mais difíceis», admite.

Para o novo ano que hoje começou, Pedro Barbosa diz que o Sporting mantém viva a chama de «ser campeão nacional» e que a equipa vai lutar por esse objectivo enquanto existir a possibilidade de o conquistar. No capítulo individual, o médio leonino desvaloriza a questão em redor da renovação ou não do contrato com o Sporting, que termina no final da época. «Nunca conversei com ninguém e esta não é a altura para falar nisso. Não me preocupa minimamente porque o que tiver de acontecer, acontece», defende.