Franz Beckenbauer criticou com violência os responsáveis da União Europeia, por causa das intenções de abolir os regulamentos de transferências. O Kaiser, actual presidente do Bayern Munique e vice-presidente da Federação alemã, chamou «imbecis» e «falhados» aos dirigentes europeus. 

«Quem toma as decisões? São falhados, rejeitados pelos seus próprios governos e que é preciso encaixar em algum lado. Então, descobriu-se a União Europeia», disse beckenbauer, em entrevista ao jornal Westdeutsche Zeitung. «Arrepia-me pensar que os maiores imbecis da Europa devem representar a Europa.» 

Beckenbauer, como já se percebeu, opõe-se à intenção, defendida pelo comissário europeu para a concorrência, Mario Monti, de abolir o pagamento de indemnizações pela transferência de jogadores no decorrer do contrato, em nome do direito dos trabalhadores à livre circulação. 

«O dinheiro continuará a circular, mas deixarão de ser os clubes a ganhá-lo para passarem a ser os jogadores, que ganharão ainda mais», defende Beckenbauer. 

A questão deixou em estado de alerta as instituições do futebol e ainda hoje decorre em Zurique uma reunião entre responsáveis da FIFA, da UEFA e de várias federações e Ligas nacionais, para discutir um proposta a apresentar à União Europeia.