O último dia de inscrições na Liga trouxe um volte-face surpreendente no Guimarães. À última hora surgiu a inscrição do brasileiro Ceará e isso só foi possível porque Adelino foi retirado do plantel. Tudo isto é algo de muito surpreendente, pois este último foi considerado a primeira aposta do clube e de Inácio, surgindo no clube minhoto por empréstimo dos mexicanos do Léon. 

Adelino foi inscrito a tempo da segunda jornada do campeonato (esteve nos encontros com o Farense e o Salgueiros), após alguns problemas com o passe internacional, mas não convenceu. Aliás, nos últimos dias tinha estado em evidência pelos golos que falhou, tendo o jogo-treino de ontem, com o Felgueiras, como expoente máximo da sua falta de jeito para acertar na baliza. 

Ainda não foi dada nenhuma confirmação oficial, mas supõe-se que Inácio não terá ficado satisfeito com a prestação deste avançado e acabou por preferir Ceará, também ponta-de-lança, que treina com a equipa há algumas semanas e já terá mesmo assinado contrato. Excluindo qualquer explicação sobre o caso, o que é certo é que os seis extra-comunitários dos vimaranenses neste momento são André (angolano), Cléber, Flamarion, Guga, Paulo César e Ceará (brasileiros).