«Seria bom que surgisse outra equipa a discutir o título, mas será difícil que aconteça», disse Fernando Mendes, jogador do Vitória de Setúbal. O defesa considera pouco provável o aparecimento de um outro Boavista, para estragar as contas aos grandes. Até porque «o Boavista tem uma estrutura sólida e está a construir uma base há muitos anos». O jogador lembrou que também nos principais campeonatos europeus as surpresas são raras e os vencedores são quase sempre os mesmos. 

Fernando Mendes cumpre 17 épocas na I Liga e durante este percurso muitas foram as mudanças e desenvolvimentos que testemunhou no futebol português: «Mudou a mentalidade de todos os que rodeiam o futebol. Há uma maior abertura, o que permite ao jogador ser mais competitivo. As condições de trabalho também são muito melhores e equilibradas entre as equipas. Em termos de jogo e jogadores tudo está melhor. Podemos ver pela qualidade dos jogadores portugueses que é reconhecida em todo o mundo.» 

No entanto, Fernando Mendes não deixa de apontar o dedo àquilo que considera estar a mais na modalidade: «O nosso futebol está melhor, mas penso que ainda se dá mais espaço às figuras que andam à volta da modalidade e não aos principais protagonistas, que são os jogadores. O atleta, que é a figura principal do futebol, é passado para segundo plano.» 

Os métodos de trabalho também têm evoluído e, segundo Fernando Mendes, «trabalha-se da mesma forma em clubes considerados mais pequenos e em clubes grandes, o que aumenta a competitividade».