A seleção de Gibraltar está preparada para a estreia oficial marcada para esta terça-feira, para o Estádio do Algarve, num jogo particular com a Eslováquia. Um dia de festa que coloca um ponto final numa guerra pela emancipação com Espanha que se prolongou por catorze anos e terminou, em maio passado, com o decreto da UEFA que aceitou o «Rochedo» como o seu 54º membro.

Gibraltar: uma vida inteira para chegar ao Algarve

Agora, ainda antes da estreia, os gibraltinos já têm um novo sonho: defrontar a Inglaterra em Wembley. «A Inglaterra está no nosso sangue, faz parte de nós. Mas, apesar de ser um sonho jogar em Wembley contra a Inglaterra, seria um sonho muito maior jogar em Wembley e vencer», destacou o selecionador Allen Bula.

Um treinador cheio de ambição quer quer entrar na luta pela qualificação para o Euro-2016, cuja fase final vai decorrer em França. «Como selecionador não posso permitir que nos qualifiquem como pequeninos e que digam que será normal perdermos. Vamos entrar na qualificação com a França ao fundo do túnel. É esse o meu grande objetivo», atirou.

Gibraltar: como se faz uma seleção

Mas é preciso ter calma. Ainda falta a estreia. «Estamos à procura dos nervos dos nossos jogadores. É uma coisa nova, um momento histórico, emotivo. Um minuto e campo tem de ser especial. Se não for assim, pode virar-e contra nós. Vamos jogar para ganhar», atirou ainda Bula.

Para este primeiro jogo, Bula conta com a experiência de dois jogadores: Scott Wiseman, que joga no Barnsley, e Danny Higginbotham, antigo defesa do Manchester United, que agora veste as cores do modesto Chester. «Nunca pensei que aos 34 anos me ia tornar num internacional. A minha carreira estava a chegar ao ocaso e esta oportunidade é excelente para mim», destacou o veterano jogador que espera poder ainda somar mais algumas internacionalizações depois do jogo desta terça-feira.

Um jogo especial também para Joseph Chipolina, o primeiro capitão de Gibraltar. «Para ser honesto, pensei que já não fosse assistir a este momento. Agora que tenho trinta anos, vou fazer parte disto», destacou.

A Seleção de Gibraltar está a estagiar perto de Almacil. O grande momento está marcado para as 18h30 desta terça-feira, para o Estádio do Algarve, uma vez que a nova seleção não vai pode jogar em casa, onde o pequeno estádio Victoria não cumpre os requisitos exigidos pela UEFA.