A figura: Pedro Moreira

Controlou as acções no meio campo, fruto de uma entrega ao jogo que devia vir nos livros onde se ensina esta arte. Recuperou bolas em dose extra, esteve em todo o lado e apenas pecou, uma ou outra vez, na forma como tentou sair a jogar. A energia na recuperação não precisa ser a mesma quando se quer construir. Até porque, diz o povo, a pressa é inimiga na perfeição.

A desilusão: Laionel

Passou ao lado do jogo, apesar de gozar de liberdade no ataque gilista. Não teve sorte à esquerda, nem à direita, acumulando decisões erradas ou, porque também os houve, lances de puro azar. Foi o sacrificado de Paulo Alves, quando o técnico quis ganhar peso na área contrária.

O momento: Caiçara atira à trave

Minuto 70. Se calhar um jogo destes tinha mesmo de ser decidido em habilidade. Foi o que Júnior Caiçara esteve perto de fazer. O Gil Vicente começava a tomar, definitivamente, de assalto o meio campo aveirense e, num dos vários cantos conquistados, dispôs do lance mais flagrante do jogo. Caiçara centrou e Rui Rego só conseguiu desviar para a trave. Intencional? Fortuito? Se a bola entrasse ninguém estaria muito interessado em perceber.

Outros destaques

Richard

Seria interessante ver três jogadores como ele a carburar no meio campo de uma equipa. Porquê? Porque mostra a mesma vontade a defender e a atacar, porque tem processos simples e práticos e faz fluir o jogo da equipa. Não tem uma técnica de encher o olho e peca ao nível do remate, mas é um dos segredos dos ataques vertiginosos desta equipa.

Nildo

Pulmão para dar e vender. No centro ou na esquerda, Nildo é presença constante perto da bola. O meio campo aveirense, no papel, parece demasiado ofensivo, mas a verdade é que Nildo consegue compensar a menor disponibilidade de Artur ou Zhang para tarefas defensivas. É a primeira experiência na Liga principal, mas vai deixando boas indicações.

Guilherme

Não há muitos como ele e isso nota-se a cada toque na bola. Não tem tido vida fácil nestes primeiros tempos de galo ao peito, porque o meio campo gilista leva muito tempo a jogar junto. Mas percebe-se que é um jogador que pode fazer a diferença. Não se esconde, procura jogo e tenta transformar uma nesga de terreno numa pista de aterragem para um talento que quer explodir. Mexeu com o jogo gilista. Devia ter entrado mais cedo.