Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), anunciou esta terça-feira a «distribuição de verbas na ordem dos 2,9 milhões de euros» aos sócios e clubes do organismo para incentivar a formação de jovens atletas.
Numa declaração que precedeu o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal, Madaíl disse que este apoio financeiro será feito «aproveitando o balanço do Euro 2004», representando um «retorno de verbas ao futebol». No entanto, apesar das verbas serem mais valias obtidas com o Euro 2004, o objectivo da FPF é «manter este procedimento nos próximos anos».
A cada clube será disponibilizada «uma verba total de 500 mil euros, que serão distribuídos pelas várias equipas do escalão de formação que militem nos campeonatos nacionais de futsal e futebol», explicou o presidente da FPF.
«As contribuições de verbas para as equipas de futsal será de 1.500 euros para as equipas de formação e de 2.500 euros para as equipas de primeira e segunda divisão», disse Madaíl, acrescentando que essas verbas são destinadas à compra de equipamentos desportivos.
O dirigente destacou ainda a contribuição da empresa desportiva Nike, que «ofereceu 3000 bolas que serão distribuídas pelos diferentes escalões de futebol».
Também as associações distritais e regionais vão beneficiar destes subsídios, «num total de 445 mil euros», sendo que uma grande parte desta quantia será atribuída à Liga Portuguesa de Futebol.
Madaíl adiantou que irá ser «criado um fundo de um milhão de euros, que será atribuído às associações que apresentem projectos desportivos».
Estes fundos marcam um forte investimento por parte da FPF na formação de atletas, procurando aumentar o número de atletas federados, «que nesta altura é muito inferior a outros países da Europa», concluiu o dirigente.