O antigo internacional francês, David Ginola decidiu avançar com um processo em tribunal contra o treinador Gérard Houllier, por «insulto público e difamação».

O técnico, que deixou o Aston Villa no último defeso por problemas de saúde, chamou «bastardo» a Ginola, no seu último livro, reavivando uma polémica antiga.

Houllier era o seleccionador francês na caminhada falhada para o Mundial 94, nos Estados Unidos. No último jogo da fase de apuramento, a França precisava apenas de um empate caseiro com a Bulgária e o encontro estava empatado a um golo à entrada do último minuto, quando Ginola calculou mal um cruzamento, que permitiu aos búlgaros um contra-ataque letal. O ex-portista Kostadinov fez o golo que apurou a Bulgária.

No final do embate, Houllier não teve pejo em culpar Ginola pelo insucesso. E o caso foi, agora, desenterrado.

«O senhor Gérard Houllier é um reincidente. Há dois anos, num programa de televisão, tinha resvalado um pouco e mostrámos-lhe um cartão amarelo. Dissemos-lhe para ter mais cuidado, para pensar antes de falar. Desta vez foi longe de mais. Ginola decidiu mostrar-lhe o vermelho», explicou Jean-Claude Guidicelli, advogado do ex-jogador.

A audiência está marcada para 12 de Dezembro, no Tribunal de Toulon.

Recorde o golo de Kostadinov: