Leo Messi fez dois golos ao Córdoba, Ronaldo respondeu com três em Sevilha e nenhum deles consegue chegar perto dos números de Jimmy Greaves. Quem? Vamos lá apresentar o cavalheiro a quem ainda não o conhece.

Antes disso, porém, os números e a explicação para a tal inveja de que falamos no título: Greaves soma 366 golos no somatório das passagens pelas ligas inglesa e italiana, e é ainda o melhor marcador de sempre no conjunto das «Big Five».

A análise engloba os dados dos cinco principais campeonatos europeus, coloca Cristiano Ronaldo no quinto lugar (303 golos) e Leo Messi no nono (282).

Atrás de Jimmy Greaves na lista dos melhores marcadores de sempre das cinco maiores ligas europeias seguem-se Gerd Muller (Alemanha), Steve Bloomer e Dixie Dean (Inglaterra). Só depois surge Cristiano Ronaldo. 

Ora aí está mais um belo desafio para a dupla Ronaldo/Messi: chegar aos números do velho Jimmy Greaves.

JIMMY GREAVES: o goleador relaxado

Numa entrevista recente, questionado sobre a facilidade que tinha em fazer golos, Jimmy Greaves levantou o pano e revelou parte do seu segredo: «nunca entrei nervoso num relvado, tinha de jogar relaxado».

O bom humor de Greaves, agora com 75 anos, oculta um passado envenenado pelo alcoolismo e outros excessos. Não fosse, aliás, o grave problema com a bebida, Jimmy Greaves teria por certo números ainda mais extraordinários.

Aos 31 anos, num período em que bebia «20 cervejas por dia e uma garrafa de vodka à noite» (frase retirada da autobiografia Greavsie, publicada em 2003), Jimmy Greaves decidiu abandonar o futebol profissional. Voltaria a fazer golos, sim, mas só nos escalões secundários, onde o vício era compatível com 90 minutos... relaxados.

Jimmy Greaves nasceu em fevereiro de 1940 e começou a jogar nos escalões jovens do Chelsea. Chegou à equipa principal em 1957 e por lá ficou até 1961. Fez 157 jogos oficiais e 124 golos pelos blues.

Com 21 anos transferiu-se para o AC Milan, mas ficou poucos meses em Itália. Problemas disciplinares apressaram o regresso a Inglaterra, onde iniciou um período fabuloso no Tottenham, nove campanhas consecutivas.

O adeus ao futebol profissional aconteceu no West Ham. Jimmy Greaves vestiu 57 vezes a camisola de Inglaterra, fez 44 golos e foi campeão do mundo em 1966.  

Será que Ronaldo e Messi vão apanhá-lo? O próprio Jimmy acha que sim.
 
TOTAL DE GOLOS NAS CINCO «BIG LEAGUES»

Jimmy Greaves: 366 golos
. 357 (Inglaterra) + 9 (Itália)

Gerd Muller: 365 golos
. 365 (Alemanha)  

Steve Bloomer: 317
. 317 (Inglaterra)

Dixie Dean: 310
. 310 (Inglaterra)

Cristiano Ronaldo: 303
. 84 (Inglaterra) + 219 (Espanha)

Delio Onnis: 299
. 299 (França)

Gordon Hodgson: 287
. 287 (Inglaterra)

Alan Shearer: 283
. 283 (Inglaterra)

Lionel Messi: 282
. 282 (Espanha)  

Silvio Piola: 274
. 274 (Itália)