O Grand Slam do ténis é composto pelos quatro principais torneios do circuito. Também chamados Majors, estes quatro torneios são o Open da Austrália, o Open de França (mais conhecido como torneio de Roland Garros), os Campeonatos de Wimbledon (mais conhecidos como torneio de Wimbledon) e o Open dos Estados Unidos; cada um deles também designado como «um» (torneio) grand slam.

Dentro dos vários significados que a definição Grand Slam inclui está a vitória nos quatro torneios acimas referidos. Fazer um Grand Slam é ganhar na Austrália, França, Inglaterra e EUA no mesmo ano. Ganhá-los em vários anos diferentes é fazer um Grand Slam de carreira. Há um Grand Slam intemédio entre estes: quando se ganha os quatro majors consecutivamente, mas em dois anos diferentes.

É assim reduzido o número de jogadores que conseguiram um Grand Slam (ainda mais atendendo-nos apenas aos singulares). O norte-americano Don Budge (em 1938) e o australiano Rod Laver (único a «bisar», em 1962 e 1969) conseguiram-no no quadro masculino. A alemã Steffi Graf é a única tenista que o fez: em 1988.

Ganhar os quatro majors consecutivamente (mas) apanhando dois anos do calendário volta a ter Graf entre as históricas no biénio 1993-94. As norte -americanas Martina Navratilova (em 1983-84) e Serena Williams (em 2002-03) também o conseguiram. Entre os tenistas, ninguém o fez; os homens já só entram nos Grand Slam de carreira.

São eles: o inglês Fred Perry (entre 1933 e 1935); o australiano Roy Emerson (1961-1964); o norte-americano Andre Agassi (1992-1999); o suíço Roger Federer (2003-2009); e o espanhol Rafael Nadal (2005-2010).

Com o regresso do ténis aos Jogos Olímpicos passou a existir um Golden Grand Slam (ou apenas Golden Slam) - que é atribuído da(s) mesma(s) forma(s) que o(s) Grand Slam original(ais).

Steffi Graf é a única tenista em absoluto (entre mulheres e homens) a ter feito um Golden Slam: no tal ano de 1988. Mais ninguém conseguiu ganhar os quatro majors e as olimpíadas consecutivamente - não só não foi repetido num mesmo ano, como também não foi imitado quando incluídos dois anos sucessivos. Foram necessários vários anos a mais um leque reduzido de jogadores para conseguirem o Golden Slam de carreira (nos singulares).

Foram dois homens e uma mulher quem o conseguiu: o norte-americano Andre Agassi (no tal período 1992-99) e o espanhol Rafael Nadal (no tal período 2005-10); e a norte-americana Serena Williams fê-lo entre 1999 e 2012.