A Selecção Nacional recebeu, este sábado, a segunda maior enchente de carinho desde que chegou a Magaliesburgo. Maior só mesmo no dia de chegada. Enchente de adeptos... e de jornalistas. A passagem da equipa nacional aos oitavos-de-final, onde vai defrontar a Espanha, chamou a atenção da imprensa internacional.

Ora nesse sentido houve vários jornalistas que marcaram presença no treino da Selecção Nacional, sobretudo jornalistas que falavam castelhano: de Espanha e da América do Sul. Aproveitaram para fazer reportagem junto dos muitos emigrantes e saudaram o imenso banho de carinho que os jogadores portugueses receberam.

A bancada central da Bekker High School tornou-se pequena para tanta gente. Cerca de quatro mil adeptos lotaram o espaço, entre muitos portugueses, mas também muitos sul-africanos. Havia de tudo, até mulheres de burka. As adolescentes eram, como sempre, as mais entusiasmadas. Voltou a não haver Ronaldo, mas havia Deco.

«Espalhou-se a notícia entre a comunidade de que era o último treino que eles faziam aqui em que os adeptos podiam entrar e por isso veio toda a gente», conta Luísa Barros, ela que trabalha em Magaliesburgo e trouxe a filha e duas sobrinhas. As adolescentes, porém, não queriam saber de mais nada. «Deco, Deco», gritavam.

A verdade é que falar de último treino é pensar na perspectiva mais pessimista. Nesta altura, tudo depende do futuro da equipa nacional no jogo com a Espanha. Continuando no Mundial, é certo que volta a Magaliesburgo e que, nesse sentido, possa realizar mais algum treino à porta para os emigrantes saudarem os jogadores.

Adriano Matias desconhece se é ou não o último treino, mas está confiante que Portugal vence a Espanha. «É complicado, mas se jogarem como ontem tudo é possível», diz, ele que gostou de ver a Selecção Nacional frente ao Brasil. «Na segunda parte gostei. Acho que estamos a subir de forma e cada vez vamos estar melhores.»

A confiança dos emigrantes não tem fim. Dia após dia, a Selecção Nacional tem recebido manifestações de carinho de milhares de portugueses que pedem Portugal na final do Mundial. Mas pedem mais. Um grupo de madeirenses, por exemplo, pede também Ronaldo a Presidente da República. Outros só agradecem.

Veja o vídeo: