Giorgos Samaras e Jay Beatty, esta é uma história de amizade que começou em Glasgow e chegou ao Brasil. Jay tem 11 anos, é adepto do Celtic e tornou-se famoso quando o treinador Neil Lennon lhe ofereceu a medalha da conquista do título, antes de Samaras lhe pegar ao colo e o levar para o meio da festa no relvado.




Jay, que tem síndrome de Down, festejou efusivamente o golo de penálti de Samaras frente à Costa do Marfim, que colocou a Grécia nos oitavos de final do Mundial. O pai filmou-o e o vídeo comoveu a Grécia.



Foi criada uma página no Facebook a pedir à Federação grega que convidasse Jay para ir ao Brasil ver o jogo com a Costa Rica e em poucos dias chegou perto dos 100 mil seguidores.

A Federação grega decidiu mesmo convidar Jay. «Conversámos esta manhã, eu e o presidente, e conseguimos arranjar bilhetes para que ele possa vir. Vamos falar com o pai dele, a ver se pode ser», contou Samaras.

O avançado grego ligou-se a Jay e já o visitou, conta a imprensa grega, na Irlanda do Norte, onde ele vive. Samaras conta como se comoveu quando viu Jay festejar o seu golo: «Foi tocante. Este miúdo dá-me tanta força, é incrível.»

Mas Jay não foi ver o jogo. A sua família já tinha férias marcadas e agradeceu, mas declinou o convite. Não deixou, no entanto, de o agradecer, com novo vídeo.