O treinador do Barceona, Pep Guardiola, não tem dúvidas: a equipa vai defrontar um grande adversário, neste sábado. O Athletic Bilbao está num grande momento na Europa. Depois de eliminar o Manchester Utd, foi a Gelsenkirchen bater o Schalke. Agora, segue-se o Barcelona, em menos de dois dias. «Com mais descanso, o Bilbao seria imbatível», disse o técnico catalão.

Guardiola deixou imensos elogios aos bascos e ao argentino que os orienta: Marcelo Bielsa. O facto de o Athletic Bilbao não ter tido tempo de repouso levantou muitas questões em Espanha. Os bascos saem prejudicados, mas o treinador do Barça destaca qualidades do Bilbao na adversidade.

«Quando não podem mais, ainda assim pensam que conseguem», disse, para acrescentar que este era «um handicap no calendário» da liga espanhola. «Nós também passámos por isso há dois anos, frente ao Deportivo», recordou Guardiola.

«Podem culpar-nos de muitas coisas, mas aqui não somos tidos nem achados», continuou. «Claro que o melhor é descansar, já passei por isso como jogador e [há dois anos] não culpei o Deportivo», rematou sobre o tema.

Quanto à equipa basca, o técnico afirmou que «é a admiração da Europa este ano e, no entanto, jogam com os mesmos». Guardiola foi ainda mais longe: «É um prazer para o espectador, correm todos para a frente e para trás. Será um jogo complicado e duro em exigência. Será bonito.»

Depois, as palavras para Marcelo Bielsa, o qual já tinha elogiado. «É genuíno, o Bilbao tem uma forma de jogar pouco vista, não dão espaço para respirar», considerou o treinador dos «culés», que ainda sublinhou o facto de a equipa do argentino apostar muito no um contra um.

«Com o passar do tempo, o Bilbao é cada vez mais seu [de Bielsa] e, se tivessem mais descanso, seriam imbatíveis», argumentou Guardiola. «Ele é genuíno e a sua equipa também é especial», disse ainda.