Pep Guardiola assume-se como um «pessimista» e mantém a ideia de que o seu Barcelona não será campeão. O treinador dos catalães não se deixa levar pelo facto de a sua equipa ter reduzido a diferença para o Real Madrid, estando agora a oito pontos: «Será difícil que percam mais jogos. Podíamos estar a 13 ou 14 pontos, depois de jogos como os do Calderón e o de Sevilha. Continuo a pensar que não ganharemos a Liga. Matematicamente é possível, mas é complicado e não conseguiremos fazê-lo.»

Guardiola diz-se encantado com o otimismo que reina entre os adeptos e os jogadores, mas garante que não mudará de discurso. O técnico aponta que a diferença pontual é demasiado grande: «Disse o que disse há três dias. É impossível. Não mudei de opinião. Será difícil que percam jogos. Há que pensar em nós, sem deixar de estar de olho neles.»

Faltam onze jogos, mas Guardiola não espera que os merengues facilitem. Para além disso, o Barcelona teria de vencer todas as partidas: «É muito difícil ganhar os 33 pontos. Em fevereiro poderia ser, mas agora com a Liga dos Campeões é muito duro. O Real Madrid perderá pouquíssimos pontos. Não se enganem. Têm grandes jogadores e a sua história pesa muito.»

Na última jornada da Liga espanhola, o Real Madrid empatou em casa frente ao Málaga, enquanto o Barcelona bateu o Sevilha.