Pep Guardiola está consciente da tarefa complicada que terá pela frente no Clássico do Santiago Bernabéu e não faz por menos: pede perfeição ao seu Barcelona.

Karanka: «Real não vai mudar»

«Para lhes ganhar temos de fazer um jogo perfeito. Espero um Real Madrid que entre a pressionar, mas temos de estar preparados para tudo», afirmou o treinador, na antevisão do jogo grande deste sábado, em Espanha.

O técnico garante ainda que a vantagem pontual do Real Madrid (tem mais três pontos e menos um jogo) «não condicionada a preparação do desafio». «O que é importante é conhecer o rival. Saber o que tem feito ultimamente. Saber o que nós temos feito bem e encontrar situações onde os podemos superar», explicou.

Sobre José Mourinho, Guardiola disse ser um «treinador preparadíssimo», recordando outros duelos: «Já jogamos contra o Inter de Mourinho que era uma equipa grandiosa, campeão da Champions. Neste tempo todo, jogámos com diferentes variantes tácticas. Isto é bonito e tentamos procurar soluções.»

A missão da equipa é fácil de explicar: ganhar. Tal como a do Real Madrid, frisa Guardiola. «Veremos como acaba. Para ganhar, temos de fazer muitas coisas. Atacar bem, defender bem e ser rápidos nas transições. Eles são muito rápidos. Teremos de estar muito bem posicionados», defendeu.

Ricardo Carvalho é a única baixa para «El Clásico»

Afellay é o único jogador indisponível no plantel do Barcelona. Guardiola chamou três jovens da «cantera» para o jogo: Cuenca, Jonathan Dos Santos e o guardião Oier, num total de 23 jogadores. O número elevado de convocados está relacionado com o Mundial de Clubes, pois o Barcelona vai directamente de Madrid para o Japão.