el clásicoReal Madrid-Barcelonaa classicMan. United-ChelseaklassikerB. Moenchengladbach-Bayern

Como habitualmente, há um aperitivo na sexta-feira, entre dois históricos alemães que já conheceram melhores dias ( Werder Bremen-Colónia, às 19.30, na SportTV 2**). Não se canse antecipadamente: no sábado as coisas complicam-se cedo. Às 12.45 há um West Ham-Man. City (**** BTV 2), que põe o mais sólido rival do Chelsea a visitar uns sensacionais «hammers» que ao fim de oito jogos se encontram em zona Champions. No final desse, vale a pena dar uma espreitadela ao B. Dortmund-Hannover (14.30, SportTV 1 ***), quanto mais não seja para ver se a equipa de J ürgen Klopp continua abaixo dos mínimos na Bundesliga.

Meia hora mais tarde, dupla curiosidade no Liverpool-Hull (15 h, BTV 2***) para ver se Balotelli joga e se a equipa de Brendan Rodgers já recuperou do corretivo inflingido a meip da semana pelo Real Madrid. Deixe-se ficar por Anfield até perto das 17, com passagens pontuais pelo Parque dos Príncipes ( PSG-Bordéus, 16 h, SportTV 2 ***) para o duelo entre os dois perseguidores mais diretos do líder Marselha.

A partir das 17, já sabe: as atenções do mundo vão estar viradas para o Bernabéu, não faz sentido que as suas se virem para outros lados. É verdade que o B. Leverkusen-Schalke (17.30 SportTV 3 ***) até põe frente a frente adversários do Benfica e do Sporting na Liga dos Campeões, mas por esta altura já não são propriamente uns desconhecidos. E o Swansea-Leicester (17.30, BTV 2 **) que nos perdoe, mas não tem músculo para estas vidas.

Digerido o Real-Barça, é altura para optar entre dois contingentes made in Portugal: Leonardo Jardim et ses garçons, no Bastia-Mónaco (19 h, SportTV 5 ***), Nuno Espírito Santo y sus muchachos no Valência-Elche (19 h, SportTV 2***). Depois, há um Sampdoria-Roma (19.45, SportTV 3**) que serve para perceber se a equipa da capital, mais perto da liderança, já recuperou dos inacreditáveis 1-7 caseiros, a meio da semana.

Mourinho em Old Trafford

Domingo a hora atrasa, não se esqueça. Sempre pode dormir mais uma hora antes do Málaga-Rayo Vallecano (11 h, SportTV 2 **). Depois, encaixe o almoço antes do Tottenham-Newcastle (13.30, BTV 2 ***) e sinta-se autorizado a ignorar olimpicamente o Utrecht-PSV (13.30, SportTV 2 *).

Já o Juventus-Palermo (14, SportTV 1 ***) permite ver o campeão de Itália sob pressão, depois de dois maus resultados seguidos. É duvidoso que o Wolfsburgo-Mainz (14.30, SportTV 3 **) tenha contributo significativo para a sua felicidade, e o mesmo pode ser dito do Espanhol-Dep. Corunha (16 h, SportTV 2**) e do Zenit-Mordovia (16 h, SportTV 4**). Até porque estes dois últimos começa, à mesma hora do «tal» Man. United-Chelsea (16 h, BTV 2) que merece dedicação exclusiva, até pelo reencontro de Mourinho com Van Gaal.

E isto põe-nos um problema sério, já que, meia hora depois, o B. Moenchengladbach-Bayern (16.30, SportTV 3 *****) é muito mais do que a reedição de um clássico dos anos 70: primeiro contra segundo na Bundesliga, e a última esperança de que o Bayern de Guardiola tenha algum tipo de oposição na caminhada rumo ao título.

A partir daqui, a intensidade baixa, claro: o Cesena-Inter (17 h, SportTV 5 **), Sevilha-Villarreal (18 h, SportTV 2 ***) e Milan-Fiorentina (19.45, SportTV 3 **) são mera fast food comparada com o menu gourmet a meio da tarde. Se ainda tem forças, deixe um cantinho para apreciar o Lyon-Marselha (20 h, SportTV 5 ***), e o Getafe-At. Madrid (20 h, SportTV 2***), alternando o zapping entre Bielsa e Simeone, dois técnicos argentinos com ideias radicalmente opostas, e que têm em comum um carisma que dava para distribuir por várias gerações.

Potencial de interesse

* Só para profissionais

Utrecht-PSV

** Meh...

Werder Bremen-Colónia, Swansea-Leicester, Sampdoria-Roma, Málaga-Rayo Vallecano, Wolfsburgo-Mainz, Espanhol-Corunha, Zenit-Mordovia, Cesena-Inter, Milan-Fiorentina

*** 30 minutos e logo se vê

B. Dortmund-Hannover, Liverpool-Hull, PSG-Bordéus, B. Leverkusen-Schalke, Bastia-Mónaco, Valência-Elche, Tottenham-Newcastle, Juventus-Palermo, Sevilha-Villarreal, Lyon-Marselha, Getafe-At. Madrid.

**** Pendure o Do Not Disturb na orelha

West Ham-Man. City

***** PÁRA TUDO!

Real Madrid-Barcelona, Man. United-Chelsea, B. Moenchengladbach-Bayern