Aí está mais um fim de semana com uma ementa dividida por três dias. Para quem quer devorar o futebol estrangeiro que vai passar pela televisão portuguesa, adote-se o seguinte princípio: a sexta-feira abre o apetite ao jeito de entrada; o sábado é o dia dedicado aos pratos principais; e o domingo fecha o banquete com doces e queijos.

Adotado o princípio, siga o conselho: não se preocupe em encher muito a barriga logo na sexta se houver qualquer surpresa que tire o seu palato futebolístico do sério. Trate de guardar espaço no estômago para os dias seguintes porque os embates marcados são de médio interesse.

Sendo ambos à mesma hora, as soluções vão ser alternar entre canais ou escolher o que cair no gosto. A decisão será feita entre o Eintracht Frankfurt-Borussia Mönchengladbach (19:30, SportTv 2 ***) e o Nantes-Marselha (19:30, SportTv 5 ***). Quer na Alemanha, quer em França, são os visitantes em luta pelos lugares europeus quem tem mais a perder jogando com adversários tranquilos na classificação.



No sábado, o almoço de futebol volta a ser iniciado com temperos alemães. O Hoffenheim-Bayern Munique (14:30, SportTv 2 ****) vai servir não tanto para mostrar como o campeão germânico pode ser afrontado na Bundesliga, mas, sim, para ver como a equipa de Guardiola reage à derrota que lhe foi imposta pelo FC Porto.

Mas ainda antes do intervalo na Alemanha, chega um dos pratos principais do dia: o Barcelona-Valencia (15:00, SportTv 1 *****). No Camp Nou vão estar os olhos dos adeptos, dos apreciadores e também dos adversários tal é a importância do jogo entre o líder da liga espanhola e o quarto classificado comandado por Nuno Espírito Santo. À mesma hora começa o Stoke City-Southampton (15:00, BTV 2 **), mas os objetivos europeus da equipa de José Fonte não deverão ser suficientes para ir para Inglaterra.

Depois deste arranque, sim. E troncando posições. O D. Corunha-At. Madrid (17:00, SportTv 3 ***) merece atenção desde o início, mas, meia hora depois, é altura (então) de fincar os pés na Premier League para papar do princípio ao fim o Chelsea-Manchester United (17:30, BTV 2 *****). A equipa de José Mourinho terá um dos testes mais duros de fim de época à sua liderança enfrentando a renascida equipa de Van Gaal.



Para continuar o repasto, à laia de repetir porque se está a gostar, pode apanhar já em andamento o Real Madrid-Málaga (19:00, SportTv 3 ****), pois muito pode ainda sair deste jogo para liga espanhola quando já será conhecido o resultado do Barça-Valencia e também do At. Madrid.

Se ainda está a comer com gosto e não por gula aproveite o salto até França para o Monaco-Rennes (19:00, SportTv 4 ***) na luta da equipa de Leonardo Jardim pela Liga dos Campeões. Não há razões para gula porque terá de fazê-lo à custa do jogo do Real Madrid e porque o repasto do dia acaba nessas duas paragens.

O domingo começa em formato não vou encher a barriga de fruta porque já só tenho espaço para os doces. Assim se arrancará com o Rayo Vallecano-Almería (11:0 SportTv 2 *) e com o CSKA-Krasnodar (11:30, SportTv 5 *). Mas, já em plena tarde, recupere o apetite e trate de ter espaço para as várias fases da sobremesa, mesmo que não experimente tudo.



Comece por se dedicar ao Manchester City-West Ham (13:30, BTV 2 ****) para ver como é que a equipa de Manuel Pellegrini reage às duas derrota consecutivas que tem para o campeonato e cuja última – em forma de goleada ante o rival ManUnitet – a deixou com a presença na Liga dos campeões em risco.

Pelo meio, e como lhe estiver a saber, pode também experimentar o Roma-Atalanta (14:00, SortTv1 **) para conferir como a equipa da capital tenta recuperar o segundo lugar e a entrada direta na Champions perdidos na semana anterior.

Vá degustando até ser altura de se dedicar à Taça de Inglaterra e de não perder o Aston Villa-Liverpool (15:00, SportTv 2 *****), pois na meia-final desta competição mítica está em jogo um lugar na final de Wembley.

Só motivado por algo que tenha caído mal no estômago pelo que estiver a ser cozinhado em Birmingham pode valer a pena saltar da taça para a liga inglesa mesmo que seja só para experimentar o Newcastle-Tottenham (16:00, BTV 2 **).

Quando o repasto começar a ser amigo do sono tente arrebitar com o Club Brugge-Anderlecht (17:00, SportvTv 4 ***) quando se decide o play-off do campeonato belga, pois o Cagliari-Nápoles (17:00, SportTv 2 **) não deverá ser tão apelativo. Mas continue em Itália para encher a pança de vez com o dérbi histórico Inter-Milan (19:45, SportTv 2 ***) e fechar o fim de semana em beleza – a não ser que ainda haja alguma gula proporcionada pela liga argentina (às 21.30, a anunciar pela SportTv 1)...

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!