Paragem no futebol de clubes, a última da temporada antes de todas as decisões dos campeonatos. É tempo de seleções, na Europa com o arranque da qualificação para o Euro 2020. O pontapé de saída foi nesta quinta-feira em Astana, com a vitória surpreendentemente folgada do Cazaquistão sobre a Escócia, e já houve duelo entre Bélgica e Rússia, os dois principais candidatos no Grupo I, que os «Diabos Vermelhos» venceram por 3-1. Também se joga em África a qualificação para o CAN, enquanto as seleções sul-americanas fazem por estes dias os últimos jogos de preparação para a Copa América. Portugal entra em campo já nesta sexta-feira frente à Ucrânia, há ainda o Brasil a jogar por cá - no Dragão, frente ao Panamá -, e um Holanda-Alemanha como cabeça de cartaz na agenda do futebol em direto na televisão por estes dias. Há muito mais, jogos com fartura para quem já está a ressacar futebol o suficiente para dedicar tempo a algum futebol bem alternativo. Algo, digamos, como um Malta-Ilhas Faroé.

Sexta-feira:

Portugal-Ucrânia (19h45, SportTV1)

O início da defesa do título europeu para a Seleção Nacional, no arranque de uma dupla jornada que terá ainda jogo frente à Sérvia na segunda-feira. Com Cristiano Ronaldo de regresso, ele que fez pausa na seleção depois do Mundial e falhou a campanha da Liga das Nações, frente a um adversário que fez uma boa campanha na Liga das Nações - venceu o grupo, frente à Rep. Checa e Eslováquia, e garantiu a subida à Liga A. E que não traz boas recordações. Na corrida ao Mundial 1998, uma derrota na Ucrânia, logo depois de um nulo na Arménia a abrir, complicou as contas de Portugal, que venceria o jogo em casa mas acabou por falhar a qualificação. Shevchenko, hoje selecionador, ainda jogava. Portugal vai também tentar interromper aquela que é uma tradição pouco simpática: desde o Euro 2000 que não vence na abertura da fase de apuramento para um Europeu.

Inglaterra-Rep. Checa (19h45, SportTV2)

Depois do quarto lugar no Mundial 2018 e de sair por cima num grupo da Liga das Nações que tinha a Espanha e a Croácia, é uma Inglaterra em alta, tal como Portugal também a aquecer para a Final Four da Liga das Nações, em junho, frente àquele que é em teoria o adversário mais forte nesta qualificação para o Euro 2020, num grupo que tem ainda Bulgária, Kosovo e Montenegro.

Moldávia-França (19h45, SportTV3)

Os campeões do mundo também numa dupla jornada de arranque da corrida ao Europeu. Para já na Moldávia, na segunda-feira frente à Islândia. Depois do Mundial a campanha na Liga das Nações terminou com um segundo lugar, em igualdade pontual com a Holanda, que foi primeira. Os «Bleus» são obviamente favoritos no Grupo H, que tem ainda Albânia, Turquia e Andorra.

Argentina-Venezuela (20h00, SportTV5)

O Metropolitano de Madrid recebe este Argentina-Venezuela, um cheirinho de Copa América na preparação de ambas as seleções para a competição continental sul-americana. E a última oportunidade para Lionel Scaloni, que assumiu a Argentina depois de mais um Mundial abaixo das expectativas, testar opções. Messi está de volta, ele que também não jogava pela seleção desde o Mundial, num período em que Scaloni deixou de fora outros pesos-pesados e testou alternativas. É uma Argentina de transição, com Aguero ou Higuain fora das contas e agora também Di Maria de baixa por lesão.

Sábado:

Brasil-Panamá (17h00, SportTV1)

O Brasil começa a preparar a Copa América deste ano em Portugal, num particular com o Panamá. O regresso do escrete a solo nacional 16 anos depois do particular com a Seleção Nacional que assinalou a estreia de Deco. Também no Porto, mas ainda no Estádio das Antas. Agora é o Dragão a receber um jogo em que o Brasil não tem Neymar nem Vinicius, mas tem dois portistas entre as opções de Tite, Militão e Alex Telles.

Espanha-Noruega (19h45, SportTV1)

A Espanha de Luis Enrique, que teve um arranque agridoce e no final de 2018 terminou a Liga das Nações com derrotas ante a Inglaterra e a Croácia, inicia a campanha do Euro 2020 em ritmo teoricamente tranquilo, com esta receção à Noruega antes de defrontar Malta na terça-feira, com várias novidades entre as opções do selecionador, incluindo Sergio Canales, a estreia aos 28 anos de um jogador que passou por um calvário de lesões e volta finalmente a ser feliz.  

Itália-Finlândia (19h45, SportTV2)

A Itália sem margem para voltar a falhar, depois do fracasso no apuramento para o Mundial 2018. As mudanças que se seguiram ao choque indiciam uma Itália, agora sob o comando de Roberto Mancini, mais bem preparada, mas a precisar de mostrar mais para convencer. Já a vimos em campo nos dois jogos com Portugal para a Liga das Nações (vitória portuguesa por 1-0 na Luz e nulo em San Siro), mas a pressão na campanha de qualificação é diferente, num Grupo J que tem ainda Bósnia, Grécia, Arménia e Liechtenstein, o adversário seguinte dos «azzurri», na próxima terça-feira.

Domingo:

Holanda-Alemanha (19h45, SportTV1)

O grande jogo desta primeira jornada, uma rivalidade ancestral apimentada pelo momento das duas equipas. A Holanda renovada a tentar sair da espiral negativa em que entrou e que redundou nos apuramentos falhados para as últimas duas grandes competições, a Alemanha a tentar renovar-se depois do fiasco do Mundial 2018, onde entrou campeã do mundo e saiu pela porta pequena da primeira fase. Os maus sinais prolongaram-se na Liga das Nações, onde a «Mannschaft» acabou despromovida, atrás da própria Holanda e da França. O duelo de outubro em Amesterdão terminou com a vitória da Holanda por 3-0. Agora Joachim Low fez um corte com o passado afastando históricos como Thomas Muller, Mats Hummels e Jerome Boateng, uma tentativa de renovação abrupta que aumenta o risco e a pressão sobre o selecionador. Para já, a Alemanha começou esta paragem para jogos internacionais com um empate a um golo em casa, num particular com a Sérvia. A Holanda começou a campanha para o Euro 2020 nesta quinta-feira, com uma goleada à Bielorrússia (4-0).

Todas as transmissões em direto do fim de semana:

Sexta-feira:

Bulgária-Montenegro (17h00, SportTV1)

Portugal-Ucrânia (19h45, SportTV1)

Inglaterra-Rep. Checa (19h45, SportTV2)

Moldávia-França (19h45, SportTV3)

Luxemburgo-Lituânia (19h45, SportTV4)

Argentina-Venezuela (20h00, SportTV5)

Sábado:

Geórgia-Suíça (14h00, SportTV1)

Suécia-Roménia (17h00, SportTV2)

Malta-Ilhas Faroé (17h00, SportTV5)

Gibraltar-Irlanda (17h00, SportTV3)

Brasil-Panamá (17h00, SportTV1)

Espanha-Noruega (19h45, SportTV1)

Itália-Finlândia (19h45, SportTV2)

Liechtenstein-Grécia (19h45, SportTV3)

Bósnia-Arménia (19h45, SportTV5)

NY Red Bulls-Orlando City (23h40, SportTV2)

Domingo:

Gales-Eslováquia (14h00, SportTV1)

Cazaquistão-Rússia (14h00, SportTV2)

Hungria-Croácia (17h00, SportTV1)

San Marino-Escócia (17h00, SportTV2)

Israel-Áustria (17h00, SportTV3)

Holanda-Alemanha (19h45, SportTV1)

Irlanda do Norte-Bielorrússia (19h45, SportTV2)

Polónia-Letónia (19h45, SportTV3)

Chipre-Bélgica (19h45, SportTV5)

[artigo publicado originalmente às 23h50 do dia 21 de março]