Para quem gosta de futebol internacional, este fim de semana traz boas e más notícias para partilhar. A boa é que em Espanha, Alemanha e Inglaterra há grandes clássicos, com implicações diretas na luta pelo título. A má é que, em véspera de semana Champions, os grandes jogos estão quase todos marcados para sábado –especialmente concentrados à hora do lanche, por volta das 17.

Claro que, dérbi de Lisboa à parte, as atenções estarão voltadas para Madrid, para esse fascinante Real-Barça que pode definir hierarquias para o resto da Liga – e também a estabilidade de Rafael Benitez à frente dos merengues. Mas o problema é que essa é também a hora dos jogos mais interessantes da ronda, na Bundesliga e na Premier League – o que vai obrigar a uma sessão apurada de zapping às três tabelas ou, em alternativa, a tentar ver jogos em diferido sem saber o resultado, o que nos tempos que correm vai sendo cada vez mais complicado. Seja como for, fique com a lista de jogos que, dérbi à parte, vai valer a pena acompanhar neste fim de semana.

Sábado
*** Watford-Man. United (12.45, BTV 2)


Razões para ver: Van Gaal continua a dividir opiniões entre os adeptos dos «red devils», mas a equipa lá vai cumprindo os mínimos, a dois pontos da liderança e bem encaminhada para garantir a qualificação na Liga dos Campeões. O problema é a escassez de golos, que se acentua nos jogos fora de casa. A visita ao Watford é daqueles típicos problemas que esta equipa do Man. United tem sentido dificuldades para resolver – mesmo com Rooney, Martial, Depay e companhia.

*** Chelsea-Norwich (15 h, BTV 2)


Razões para ver: Acima de tudo perceber até que ponto a paragem para jogos de seleções permitiu a José Mourinho encontrar soluções para estabilizar uma equipa à deriva. Cada jogo em Stamford Bridge tem sido um teste à popularidade do técnico superado com êxito e um teste à qualidade de jogo sistematicamente falhado. Uma vitória sobre um candidato à descida – que nesta altura até tem mais um ponto na tabela… – é o mínimo exigível a um campeão que continua a rodar em círculos, a tentar apanhar a própria cauda.

***** Real Madrid-Barcelona (17.15, SportTV 1)


Razões para ver: Não precisa, pois não? É o clássico dos clássicos, o jogo que, na última década – pelo menos – mais atenção tem suscitado na Europa. Para os portugueses, há o aliciante extra de avaliar até que ponto Cristiano Ronaldo – com o provável regresso de Benzema – é capaz de voltar a deixar a sua marca, perante um Barcelona que, mesmo sem Messi, tem beneficiado da explosão de um Neymar estratosférico para se manter na liderança. Uma vitória culé no Bernabéu não fecharia a Liga, mas deixaria marcas difíceis de apagar na saúde do principal adversário.

**** Schalke-Bayern Munique (17.30, SportTV 5)


Razões para ver: Como de costume, verificar se há alguma equipa capaz de pôr um pauzinho na engrenagem bávara. Nesta altura, já poucos terão dúvidas sobre o desfecho do filme, mas um eventual tropeção do Bayern – potenciado pela paragem das seleções e pelo próximo jogo da Champions – serviria para injetar alguma dose (artificial) de incerteza na Bundesliga, pelo menos até ao Natal. E o Schalke – que, atenção, na época passada conseguiu não perder qualquer dos jogos com o Bayern - é um das poucas equipas capazes de criar problemas reais ao rolo compressor de Guardiola.

**** Manchester City-Liverpool (17.30, BTV 2)


Razões para ver: É difícil concorrer com um Real-Barcelona, mas este jogo até tem argumentos para isso. Por um lado, temos o líder do campeonato inglês a defender o estatuto, perante os seus adeptos. Por outro, um Liverpool de sangue novo, alimentado a golpes de Coutinho, e com Jürgen Klopp em contra-relógio para tentar impor as suas ideias a tempo de relançar a temporada. O menu é aliciante, mesmo sem ingredientes extra, como o reencontro do jovem Raheem Sterling com os ex-colegas, numa altura em que tem brilhado no ataque do City.

*** Juventus-Milan (19.45, BTV 2)


Razões para ver: Na verdade podíamos resumi-las a uma só - assinalar condignamente os 20 anos de carreira de Gianluigi Buffon, um dos nomes mais míticos do futebol contemporâneo, com um clássico entre os dois clubes italianos com maior palmarés. Mas há, para além disso, a luta ombro a mbro de dois históricos que procuram, como mínimo, aproximar-se dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Domingo

*** Tottenham-West Ham (16 h, BTV 2)


Razões para ver: Ponto 1, é um dérbi, com história e tradição, mesmo não sendo dos mais mediáticos da atualidade. Ponto 2, as duas equipas estão a fazer um início de época de qualidade, a curta distância dos primeiros lugares e ainda mais curta da zona de acesso à Liga dos Campeões. Ponto 3, mesmo privado do fenomenal Payet, lesionado, o West Ham tem um registo impressionante fora de casa, com vitórias sobre Arsenal, Manchester City e Liverpool. A visita a White Hart Lane, onde o Tottenham ainda não perdeu, tem tudo para se transformar num clássico.

*** Bétis-At. Madrid (19.30, SportTV 2)


Razões para ver: Para o At. Madrid, antes da jornada decisiva com o Galatasaray, para a Liga dos Campeões, está é a oportunidade de capitaliza com o clássico de sábado. Se o Real vencer, ganhar em Sevilha vale a colagem aos primeiros postos, a apenas um ponto. Se for o Barcelona, ou se houver empate, uma vitória permite a ultrapassagem ao rival da capital e o segundo lugar isolado. Dê por onde der, é a oportunidade para os homens de Simeone relançarem o estatuto de candidatos à Liga, abalado por um início de época algo irregular.

Se o menu não for suficiente, eis as outras opções de diretos para o resto do fim de semana, com destaque para a Fiorentina, de Paulo Sousa, que defende a liderança na Série A pela hora de almoço de domingo:

Sexta-feira:
*** Hamburgo-Borussia Dortmund (19.30, SportTV 3)
** Nice-Lyon (19.30, BTV 2)

Sábado:
** Zenit-FC Ural (13.30, SportTV 3)
** Wolfsburgo-Werder Bremen (14.30, SportTV 1)
** Real Sociedad-Sevilha (15 h, SportTV 2)
** Valencia-Las Palmas (21 h, SportTV 2)
* Palmeiras-Cruzeiro (21.30, SportTV 4)

Domingo:
* Feyenoord-Twente (13.30, SportTV 3)
*** Fiorentina-Empoli (14 h, BTV 2)
** Hertha-Hoffenheim (14.30, SportTV 1)
** Villarreal-Eibar (15 h, SPortTV 2)
** Granada-Athletic (17.15, SportTV 2)
** Inter-Frosinone (19.45, BTV 2)
* Columbus Crew-NY Red Bulls (22 h, Eurosport)