Encaixado entre a primeira e a segunda mão dos quartos de final das provas da UEFA, este é um fim de semana propenso a surpresas e escorregadelas dos favoritos. E, claro, é mais uma volta no carrossel dos sonhos que tem vindo a ser protagonizado por esse magnífico Leicester, em contagem decrescente para a conquista de um título inédito. Eis oito momentos que não deve perder – mesmo que à custa do sacrifício de alguns instantes de convívio familiar (mas não diga a ninguém que nós dissemos isto).

Sábado West Ham-Arsenal (12.45, BTV 2) ****

Um dérbi londrino com potencial para valer milhões: o West Ham (6º, 51 pontos) ainda sonha com o acesso à Liga dos Campeões, o Arsenal (3º, 58) fica a meio caminho entre as ilusões de um titulo cada vez mais distante e a dura certeza de ter de garantir uma vaga entre os quatro primeiros. Mas há outras razões para não querer perder este choque à hora de almoço. Desde logo, o excelente registo dos hammers nos jogos grandes, nesta temporada – recorde-se que venceram por 2-0 no Emirates, em agosto passado. E, também, a oportunidade de ver em ação Dmitri Payet, um dos mais entusiasmantes jogadores da Premier League, que é como quem diz, do futebol europeu atual.

Estugarda-Bayern Munique (14.30, SportTV 3) ***

Último ensaio geral antes de os homens de Guardiola decidirem, na Luz, uns quartos de final da Champions mais abertos do que poderia pensar-se, a visita a um Estugarda distante dos seus melhores anos poderá servir para tirar a dúvida: a quebra de eficácia ofensiva do líder Bayern (três vitórias por 1-0 nos últimos três jogos) é real ou apenas aparente? Com o Dortmund a apenas cinco pontos, e ainda seis jornadas pela frente, O certo é que nem tudo está tão resolvido como parecia, no início de 2016.

Real Madrid-Eibar (15, SportTV 2) ***

A vitória no clássico, em Camp Nou, foi uma enorme injeção de moral para os homens de Zidane – mas é duvidoso que tenha efeitos práticos na corrida ao título. Afinal, o comandante Barcelona continua a dispor de um avanço confortável (seis pontos sobre o Atlético, sete sobre os merengues) e a derrocada em casa do Wolfsburgo, a meio da semana, trocou o ponto de exclamação daquele golo de Ronaldo por uma série de pontos de interrogação acerca da estabilidade defensiva dos blancos. Claro que dificilmente será o Eibar a testá-la, num jogo que terá como desfecho mais provável uma vitória expressiva do Real, sedento de fazer as pazes com os adeptos e de reforçar a confiança, antes da decisiva receção ao Wolfsburgo, na terça-feira.

Real Sociedad-Barcelona (19.30, SportTV 2)****

No Barcelona, a derrota no Clássico e as dificuldades evidentes criadas pelo Atlético Madrid, na primeira mão dos quartos de final da Champions sugerem que a equipa de Luis Enrique também não está imune às dúvidas. Diante de uma equipa basca a viver na zona tranquila da tabela, eis uma boa oportunidade para os catalães reentrarem nos eixos e, se possível, gerirem energias antes do grande jogo de quarta-feira, no Vicente Calderón. Resta ver se os companheiros de Bruma têm alguma palavra a dizer quanto a isso.

Milan-Juventus (19.45, BTV 2)****

É verdade que ainda faltam sete jornadas, mas a tendência parece irremediável: depois de um dos piores inícios de época em toda a sua história, a Juventus encaminha-se a passos largos para o desfecho do costume: com seis pontos de avanço sobre o Nápoles, uma vitória no Giuseppe Meazza é mais de meio caminho andado rumo ao scudetto, tanto mais que os napolitanos vão perder o abono de família, Gonzalo Higuaín, durante uns tempos. Dito isto, um clássico é sempre um clássico, mesmo que este Milan se arraste, longe dos tempos de glória, a penar por uma vaga europeia na próxima época.

Domingo

Sunderland-Leicester (13.30, BTV 2)****

A cada semana que passa, o sonho torna-se mais concreto. Ranieri e companhia têm sete pontos de avanço para gerir em seis jornadas – e lá vão suportando o peso das expetativas do mundo às suas costas. Aconteça o que acontecer, Mahrez, Vardy, Schmeichel e Okazaki são já heróis da temporada, mas as armadilhas de um adversário que luta pela permanência – tal como o próprio Leicester fazia há apenas um ano – podem ser o grão de areia numa engrenagem até agora perfeitamente oleada.

Schalke 04-Dortmund (14.30, SportTV 3)***

Sétimo, mas apenas a um ponto do quarto lugar, o Schalke 04 joga as últimas cartadas na luta por uma vaga na Liga dos Campeões. Já o Dortmund (2º, a cinco pontos do Bayern) tem esse objetivo assegurado, mas ainda sonha com a ultrapassagem aos bávaros sobre a linha de meta. Depouis de um desgastante embate com o Liverpool, e quatro dias antes da visita a Anfield, para novo reencontro com Klopp, qualquer resultado que não a vitória marca, seguramente, o fim da candidatura ao título dos homens de Thomas Tuchel que, recorde-se, ainda não perderam um jogo oficial em 2016.

Tottenham-Man. United (16, BTV 2) ****

Terminamos esta ronda como a começámos: com um clássico do futebol inglês a ter implicações diretas na luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões e, eventualmente, na discussão do título, caso o Leicester tenha vacilado ao início da tarde. O Tottenham (2º, com 62 pontos) deixou ampliar o fosso e já não tem mais margem para errar, enquanto o Manchester United (5º, com 53), numa fase um pouco menos turbulenta da temporada, reentrou na discussão por um lugar na Champions do próximo ano. Será o contestado Van Gaal – a propósito, o seu adversário desta tarde, Mauricio Pochettino, é um dos nomes apontados à sucessão - a pôr o título no colo dos homens de Ranieri?

Caso este menu não seja suficiente, eis os outros diretos do fim de semana no estrangeiro:

Sexta-feira

Granada-Málaga, 19.30, SportTV 2 **

Hertha-Hannover, 19.30, SportTV 3***

Montpellier-Lyon, 19.30, BTV2 *

Sábado

Amkar-Zenit, 12.30 SportTV 1 **

Swansea-Chelsea, 15 h, BTV 2***

Espanyol-At. Madrid, 17.15, SportTV 2***

Man. City-WBA, 17.30 BTV 2***

Wolfsburgo-Mainz, 17.30, SportTV 3***

River Plate-Sarmiento, 21.45, SportTV 2*

Domingo

Sp. Gijón-Celta, 11h, SportTV 2**

Empoli-Fiorentina, 11.30, BTV 2**

Valencia-Sevilha, 15, SportTV 2***

Colónia-Leverkusen, 16.30, SportTV 3 **

Villarreal-Getafe, 17.15,  SportTV 2 **

Ath. Bilbao-Rayo Vallecano, 19.30, SportTv 2**

Palermo-Lazio, 19.45, BTV 2*

São Bento-São Paulo, 20 h, SportTV 3*

Houston Dynamo-Seattle Sounders, 21 h, Eurosport 1*

Rosario Central-Velez Sarsfield, 22 h, SportTV 2**

NY City-Chicago Fire, 00 h Eurosport 1*

Tigre-Boca Juniors, 00 h SportTV 2*