Este fim de semana há clássico em Espanha e isto leva-nos diretos ao ponto fundamental deste texto: se por acaso só tem hipótese de ver um jogo nas próximas 72 horas, reserve o período das 20 às 22, no domingo à noite, e armazene as quantidades necessárias de bebida e salgadinhos, porque estas coisas funcionam melhor em grupo. Mas, se está a ler este texto, o mais certo é não limitar a sua dose de futebol internacional a um jogo por fim de semana. Por isso continue a ler: além do óbvio Barcelona-Real Madrid (20 de domingo, SportTV 1 *****) nós ajudamo-lo a separar o futebol que importa e o que só serve para complicar a vida social.

Para começar, esta não é uma sexta-feira normal, já que tem direito a sorteios europeus, às 11 da manhã (Liga dos Campeões) e ao meio-dia (Liga Europa). Como é provável que esteja em regime laboral, aproveite para uma espreitadela ao Maisfutebol para saber, ainda antes do almoço, com o que contar nos quartos de final das duas competições, onde, além do FC Porto, há mais duas mãos cheias de representantes portugueses em prova, entre jogadores e técnicos.



Depois, as hostilidades começam à hora de jantar, com dois jogos potencialmente interessantes. O PSG-Lorient (19.30, SportTV 5 ***) tem implicações diretas na luta pelo título francês, mas infelizmente não vai contar com o internacional português Raphael Guerreiro, lesionado. Pouco depois, começa o Elche-Valência (19.45, SportTV 2 ***), com Nuno Espírito Santo, André Gomes, João Cancelo e Rúben Vezo a tentarem defender o surpreendente terceiro lugar, recém-conquistado ao At. Madrid.

Sábado para gerir esforços

Simplifiquemos as contas: dos doze jogos em agenda no sábado, são poucos os que valem mudança de planos no fim de semana e mais de metade pode ser ignorada sem remorsos, tanto mais que o domingo se anuncia especialmente exigente. Assim, a nossa recomendação vai para um investimento nas primeiras transmissões do dia, antes de virar costas ao futebol internacional a partir da hora do lanche.



Antes disso, vamos ao que interessa: almoce com os olhos postos no Manchester City-WBA (12.45, BTV 2 ***), quanto mais não seja para confirmar se a equipa de Manuel Pellegrini está mesmo em queda livre depois da eliminação na Champions e de ver o segundo lugar ameaçado por Arsenal, United e Liverpool.

E por falar nos «gunners», o Newcastle-Arsenal (15 h, BTV 2 ****) é outra das propostas de sábado a merecer muita atenção – mais do que o At. Madrid-Getafe (15 h, SportTV 2 ***) e o Lyon-Nice (15 h, SportTV 2 ***), que neste último caso é uma boa oportunidade para ver em ação o guarda-redes português Anthony Lopes, para muitos observadores o melhor em ação nos relvados de França.



Qualquer destes jogos se anuncia mais interessante do que o Hannover-Borussia Dortmund (14.30, SportTV 4 **) que começa meia hora antes. Já uma proposta mais alternativa, o Bristol Academy-Frankfurt (14, Eurosport 2 **), para a Liga dos Campeões feminina, pode ser – em ano de Mundial, é bom não esquecer - uma boa experiência para se habituar a um futebol jogado num ritmo diferente daquele a que está habituado, mas nem por isso menos competitivo.

A partir daqui a temperatura baixa drasticamente: se o Schalke-B. Leverkusen (17.30, SportTV 2 ***) ainda tem uma vaga na Liga dos Campeões para discutir, as propostas seguintes - West Ham-Sunderland (17.30, BTV 2 **), Santos-Audax (19, SportTV 3 *), Milan-Cagliari (19.45, SportTV 5 **), Colorado Rapids-New York FC (20, Eurosport 2*) e At. Bilbao-Almeria (21, SportTV 2 **) - não valem os jogos de Benfica e FC Porto ou um bom programa social a saudar a chegada da Primavera.

Clássico? Clássicos!

Já lhe dissemos que domingo é dia de clássico? É melhor reformularmos: ainda antes do Barcelona-Real, há outro clássicos - com plural bem reforçado - nas Ligas de Holanda, Inglaterra, Alemanha. Mas o dia vai começa bem mais cedo, com um aliciante Dínamo Moscovo-Zenit (10.30, SportTV 5 ****) que põe frente a frente o terceiro e o primeiro, podendo complicar a caminhada rumo ao título da equipa de Villas-Boas, Danny, Neto e companhia.



Quase à mesma hora, o Dep. Corunha-Espanhol (11, SportTV 2 **) não merece muito mais do que um zapping distraído, para controlar o que fazem os portugueses em campo. À hora de almoço, porém, começa o ciclo dos clássicos, com um imperdível Liverpool-Man. United (13.30, BTV 2 *****) a relegar para plano secundário o Feyenoord-PSV (13.30, SportTV 3 **).

Duas equipas que brilharam nos jogos europeus desta semana entram em ação a seguir - Juventus-Génova (14, SportTV 1 ***) e Mainz-Wolfsburgo (14.30, SportTV 2 ***) - mas nada que se compare com a autêntica partida de simultâneas que vem depois, a partir das 16 horas.



Assim, à mesma hora em que a equipa de José Mourinho procura embalar de vez para o título em Inglaterra - Hull-Chelsea (16, BTV 2 ****) - em Espanha ( Villarreal-Sevilha, na SportTV 1 ***) e em França ( Reims-Mónaco, na SportTV 5 ***) há portugueses que lutam por uma vaga na Liga dos Campeões do próximo ano.

Para complicar as coisas, meia hora mais tarde começa, na Alemanha, aquele que para os adeptos com mais de 40 anos, foi um dos grandes clássicos europeus da década de 70: Bayern Munique-Borussia Moenchengladbach (16.30, SportTV 2 ****), primeiro contra terceiro da Bundesliga. Claro que, para o ver com outros olhos, é preciso fazer de conta que o título alemão não está mais do que entregue ao Bayern. Mas um bocadinho de nostalgia nunca fez mal a ninguém...



E depois, sim, chega o grande momento do fim de semana: Barcelona-Real Madrid (20, SportTV 1 *****) Camp Nou lotado, liderança em jogo, primeiro contra segundo, Messi contra Ronaldo, culés contra merengues, 110 anos de história, rivalidade e política condensados em 90 minutos de ação dos melhores jogadores do mundo. Não há melhor do que isto: mesmo quem olha para o futebol com olhar distraído fará bem em dedicar essas duas horas ao jogo que vai definir, talvez de forma decisiva, as hierarquias na corrida ao titulo espanhol. E, de passagem, à coroa de melhor do mundo.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!