No rescaldo da jornada europeia, e antes da pausa para os jogos de seleções, este vai ser um bom fim de semana para uma barrigada de bola – até porque alguém lá em cima dá sinais de ter percebido, finalmente, que o verão já lá vai. Para jogos caseiros, já sabe, o menu está aqui.

Mas com 25 transmissões diretas de jogos das ligas estrangeiras nos canais especializados pode ser complicado organizar os horários, caso ainda tenha esperanças de uma vida social «normal». Por isso, fazemos o trabalho de casa por si, separando o imperdível do francamente dispensável. As hostilidades começam na sexta-feira, mas com pouca intensidade: o lanterna vermelha da Liga espanhola, ainda sem vitórias, a receber um dos maiores contingentes luso da prova ( Córdoba-Dep. Corunha, 19.45, SportTV 2 **).

Se o programa de sexta à noite não justifica arranjos especiais para o jantar, já o almoço de sábado tem de ser cuidadosamente encaixado. Das duas uma: ou aposta na antecipação e resolve a coisa antes das 12.45, ou então conforme-se com umas coisinhas petiscadas à pressa ao longo da tarde, porque o menu não admite pausas. O Liverpool-Chelsea (12.45, BTV 2 *****), que marca o reencontro de Mourinho com o ex-pupilo Brendan Rodgers, depois do célebre jogo da escorregadela de Gerrard, é um dos pontos altos do fim de semana. Mas, logo assim que acabar a cimeira de Anfield, começa o exercício de zapping para especialistas, entre o E. Frankfurt-Bayern Munique (14.30, SportTV 3 ***), o Man. United-Crystal Palace (15 h, BTV 2****) e o Almería-Barcelona (15 h, SportTV 1 ****), com os catalães à procura de quem pague a fatura da perda da liderança, após duas derrotas consecutivas.

Perante este panorama, é provável que só tenha tempo para reparar no Zenit-Terek Grozny (16 h, SportTV 4***) quando a equipa de André Villas-Boas, adversária do Benfica no tira-teimas da Liga dos Campeões, já estiver bem lançada na segunda parte. Vai a tempo de perceber o essencial da coisa, e deixe-se ficar até ao fim tanto mais que o duelo de aristocratas arruinados entre Werder Bremen e Estugarda (17.30, SportTV 1 *) não justifica mais do que uma espreitadela de circunstância.

Questão bem diferente é o QPR-Man. City (17.30, BTV 2 ****) com o campeão inglês em título obrigado a vencer, para esquecer desaires recentes, tanto na Europa como na frente doméstica. É um bom pretexto para o manter entretido até às 19 horas, altura em que começa o Real Madrid-Rayo Vallecano (19 h, SportTV 2), com os merengues a procurarem manter a liderança recém-conquistada da Liga, e a impressionante sequência de vitórias – são 12, já tivemos de ir conferir.

A partir daqui, a intensidade baixa. Se tiver tempo, dê uma espreitadela curiosa ao DC United-NY Red Bulls (19.30, BTV 2 **), segunda mão da zona Este das meias-finais na MLS, com a equipa nova-iorquina a defender uma vantagem de dois golos, num jogo que pode servir para matar saudades de Thierry Henry. Pouco depois, o Sampdoria-Milan (19.45, SportTV 3**) põe frente a frente duas equipas que lutam por chegar a zona-Champions, mas não justifica sacrificar um jantar sossegado, a partir das 21. E também não será o Palmeiras-At. Mineiro (21.30, SportTV 2 **) a justificar que o termine à pressa.

Um clássico no Parque dos Príncipes

Se sábado começa a todo o gás e só abranda pela hora de jantar, as coisas no domingo são feitas com estratégia oposta. O Cambuur-Ajax (11.30, SportTV 2 *) e o Gent-Anderlecht (13.30, SportTV 1 *) servem só para aquecimento, e o Tottenham-Stoke City (13.30, BTV 2 **) pouco mais terá para contar.

A coisa melhora ligeiramente com o Juventus-Parma (14 h, SportTV 2 ***) que, entre duas garfadas, permitirá ver o líder da série A em ação contra um dos candidatos à descida, com o central português Pedro Mendes nas suas fileiras.

Outro português, Vieirinha, será um dos poucos motivos de interesse do Wolfsburgo-Hamburgo (14.30, SportTV 3 **), que antecede um bem mais interessante St. Étienne-Mónaco (16 h, SportTV 2 ***), que em caso de vitória permite ao contingente luso do Principado uma boa aproximação aos lugares da frente.

Mas ainda não é altura de dedicar atenção exclusiva à Liga francesa, já que à mesma hora o Swansea-Arsenal (16 h, BTV 2 ***) é praticamente garantia de bom espectáculo, e o mesmo pode ser dito do duelo de Borussias, que começa meia hora mais tarde ( B. Dortmund-B. Moenchengladbach, 16.30, SportTV 3 ***). Brilhante na Champions, horrível na Bundesliga, a equipa de Klopp é um dos casos mais estranhos do futebol europeu e merece ser acompanhada jogo a jogo, quanto mais não seja por curiosidade clínica.

A assinar o melhor início de temporada da sua história, o Valência, de Nuno Espírito Santo, André Gomes e companhia, vai querer manter-se colado aos lugares da frente ( Valência-At. Bilbao 18 h, SportTV 2 ***) e até, quem sabe, aproveitar escorregadelas da concorrência. Pelo meio, pode ir intercalando com passagens por um dos grandes clássicos brasileiros, o Gre-Nal, que ainda por cima tem vagas na Libertadores em discussão ( Grémio-Internacional 19 h, SportTV 5 ***).

Mas, a partir das 20 horas, com perdão de um muito respeitável Real Sociedad-At. Madrid (20 h, SportTV 2 ***), as atenções devem fixar-se no Parque dos Príncipes, mais concretamente no PSG-Marselha (20 h, SportTV 3 *****). Além da rivalidade histórica entre os dois clubes, o regresso de Ibrahimovic e o teste definitivo à solidez do projeto de «El Loco Bielsa» fazem deste um dos grandes, grandes jogos do fim de semana. Tanto, que terá todo o nosso apoio se, depois dele, dispensar o New England Revolution-Columbus Crew (22 h, BTV 2 *), outra meia-final da MLS, com o português José Gonçalves em campo.

Resumindo:

Potencial de interesse

* Só para profissionais
W. Bremen-Estugarda, Cambuur-Ajax, Gent-Anderlecht, NE Revolution-Columbus Crew

** Meh...
Córdoba-Dep. Corunha, DC United-NY Red Bulls, Sampdoria-Milan, Palmeiras-At. Mineiro, Tottenham-Stoke City, Wolfsburgo-Hamburgo

*** 30 minutos e logo se vê
E. Frankfurt-Bayern Munique, Zenit-Terek Grozny, Juventus-Parma, St. Étienne-Mónaco, Swansea-Arsenal, B. Dortmund-B. Moenchengladbach, Valência-At. Bilbao, Grémio-Internacional, Real Sociedad-At. Madrid

**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
Almería-Barcelona, Man. United-Crystal Palace, QPR-Man. City, Real Madrid-Rayo Vallecano

***** PÁRA TUDO!
Liverpool-Chelsea, PSG-Marselha