Enquanto por cá se joga a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com pontapé de saída na sexta-feira, no Sp. Espinho-Sporting, e ponto final no dérbi do minho entre V. Guimarães e Sp. Braga, lá por fora volta o futebol de campeonatos. A sério, com clássicos e duelos alta intensidade. E um sábado muito duro, feito para profissionais. Prepare-se, aqui vai uma ajuda, com o guia dos diretos na TV.

A abrir o apetite, na sexta-feira tem um Metz-PSG (19h30, SportTV2***) que os parisienses vão tentar aproveitar para assumir a liderança, ainda que à condição, uma vez que o Marselha apenas entra em campo no domingo.

Jogos e classificação do campeonato francês

E chega sábado. O nosso conselho é que aproveite a manhã, faça um almoço cedo e depois, pronto. Sofá. Às 14h30, dose dupla de Bundesliga. O Bayern Munique-Hoffenheim (14h30, SportTV3 ***), l comandante frente ao quinto classificado, também o Schalke-Wolfsburgo (14h30, SportTV4***), com os adversários do Sporting na Liga dos Campeões a visitarem o surpreendente segundo classificado.

Jogos e classificação da Bundesliga

Meia hora depois as coisas complicam-se mais. É preciso incluir nas contas também o Chelsea-WBA (15h, BenficaTV2***), José Mourinho a tentar manter distâncias na frente e com a expectativa de ver em ação Silvestre Varela, cedido pelo FC Porto ao West Bromwich, que regressou ao ativo na semana passada, após lesão.

Jogos e classificação da Premier League

À mesma hora, entretanto, há um At. Madrid-Málaga (15h, SportTV1***), em perspetiva um duelo que inclui portugueses, um jogo com os colchoneros pressionados depois da derrota na última ronda frente à Real Sociedad.

Jogos e classificação da Liga espanhola

Pelo meio, pode espreitar o Zenit-Kuban Krasnodar (16h, SportTV2**), em campo o próximo adversário do Benfica na Liga dos Campeões, num encontro decisivo para ambas as equipas.


De volta a Espanha, segue-se o Eibar-Real Madrid (17h, SportTV1***). A ver como funciona a máquina merengue, líder da Liga com dois pontos de vantagem sobre o Barcelona, ao ritmo do incrível registo de golos de Cristiano Ronaldo.


À mesma hora tem um Atalanta-Roma (17h, SportTV4**), um desafio para a equipa de Rudi Garcia, a três pontos da Juventus na liderança. Mas, mesmo que dispense o duelo italiano, vai ter que tomar decisões.

Jogos e classificação da Serie A

É que vai estar a começar o Arsenal-Manchester United (17h30, Benfica TV2*****), o jogo grande da ronda em Inglaterra. Um clássico entre duas equipas a frustrar expectativas esta época e a precisarem mesmo de um bom resultado frente a um grande rival para contrariar a tendência. A precisarem também, pelo menos o United, de espantar o enguiço das lesões.


Isto não vai parar para já. A seguir temos o Mónaco-Caen (19h, SportTV4***), a equipa de Leonardo Jardim e companhia em campo antes do regresso à Liga dos Campeões. E, anote, também o Barcelona-Sevilha (19h, SportTV3****). Encontro de intensidade máxima, frente a duas equipas separadas por dois pontos.

A noite de sábado não termina sem mais uma partida em Espanha, o D. Corunha-Real Sociedad (21h, SportTV2**), e com passagem pelo Brasileirão, em tempo de decisões, para o
Internacional-At. Mineiro (21h30, SportTV3**).


No domingo, se não fizer mesmo questão de assistir ao Groningen-PSV Eindhoven (11h30, SportTV1*), terá a manhã por sua conta. Mas atenção, que o resto começa cedo. Logo às 13h30 tem Premier League, com o Crystal Palace-Liverpool (13h30, BenficaTV2***).


Depois, um Nápoles-Cagliari (14h, SportTV2**) para a Serie A e, na Alemanha, um Hamburgo-Werder Bremen (14h30, SportTV1**), confronto entre duas equipas com história, mas a lutarem nesta altura por fugir aos lugares de descida.


Segue-se o Levante-Valência (16h, SportTV2***), oportunidade para a equipa orientada por Nuno Espírito Santo tentar prolongar o excelente início de temporada, e o último jogo do dia na Premier League, o Hull City-Tottenham (16h, BenficaTV2**).


Terá por aqui um intervalo, antes da série de jogos da noite que fecha o fim de semana em estilo. Começa com o Cruzeiro-Goiás (19h, SportTV5****), que pode consagrar o novo campeão brasileiro. E segue com o Milan-Inter (19h45, SportTV2****). A não perder, mesmo com os gigantes de Milão perdidos no meio da tabela.


A terminar a noite, que isto já vai longo, jogo grande também em França. O Marselha-Bordéus (20h, SportTV3****), encontro entre o líder o quarto classificado, que até pode encurtar a distância para um ponto se vencer.

Potencial de interesse 

* Só para profissionais 

** Meh... 

*** 30 minutos e logo se vê 

**** Pendure o Do Not Disturb na orelha 

***** PÁRA TUDO!