Sim, já sabemos que a Liga portuguesa está de regresso, mas isso é para acompanhar noutro local desta edição. Este é, como habitualmente, o espaço dedicado ao adepto «hardcore», disposto a investir a maior parte do fim de semana numa boa sessão desse desporto radical, que combina o «mapling» com o «zapping», tendo exclusivamente o futebol internacional no menu.

Como habitualmente, entramos de forma gradual na atividade física: sexta-feira, antes do jantar, tem um Marselha-Nantes (19.30, SportTV 5 ***) que põe a equipa de Marcelo Bielsa a defender a liderança mínima, perante uma equipa que tem mostrado inesperadas ambições europeias nesta primeira volta.

Jogos e classificação da Ligue 1

Mas claro que é no sábado que as coisas a sério começam a acontecer. Pela hora de almoço talvez valha a pena dedicar alguma atenção ao WBA-Arsenal (12.45, BTV 2 ***) porque as fragilidades defensivas dos «gunners» são quase sempre garantia de incerteza e espectáculo – ainda para mais se do outro lado está uma das sensações da temporada como o goleador Saido Berahino. O jogo acaba pelas 14.30, o que lhe dá o tempo à justa para perceber se há possibilidade de acontecer alguma surpresa no Hertha-Bayern Munique (14.30, SportTV 1***) ou se vai ser business as usual para os homens de Pep Guardiola, na caminhada rumo ao título.

Jogos e classificação da Bundesliga

Meia hora mais tarde, atenções repartidas, ou talvez não: o Man. United-Hull (15 h, BTV 2 ****) em plena reentrada dos «red devils» na zona Champions, parece bem mais interessante do que um Mordovia-Zenit (15 h, SportTV 3 **), numa altura em que o contingente português de São Petersburgo tem as contas do título bem encaminhadas. Se nenhum dos dois estiver a resultar, não desanime: pode sempre espreitar as maldades que Ibrahimovic constuma fazer às defesas adversárias, enquanto o PSG persegue o Marselha na classificação ( PSG-Nice, 16 h, SportTV 2 **).

Depois do apuramento na Champions e da goleada em Gelsenkirchen, a puxar os galões, será interessante ver até que ponto o Chelsea mantém os níveis de intensidade no regresso à Premier League. O Sunderland-Chelsea (17.30, BTV 2 ****) parece uma boa oportunidade para a equipa de Mourinho reforçar a liderança, tanto mais que neste fim de semana os dois perseguidores mais próximos jogam entre eles - já lá vamos...

Jogos e classificação da Premier League

Já que estamos em maré de contigente luso, a etiqueta «made in» aparece em simultâneo, e dose dupla, lá para o final da tarde: de um lado, Cristiano Ronaldo, Coentrão e Pepe contra Antunes, Ricardo Horta e Duda Málaga-Real Madrid (19 h, SportTV 2 ****) na defesa do primeiro lugar em Espanha. Do outro, com Leonardo Jardim a ver do banco, Moutinho, Ricardo Carvalho e Bernardo Silva na tentativa de aproximação aos lugares da frente Rennes-Mónaco (19, SportTV 3 ***) depois de uma vitória importantíssima na Liga dos Campeões.

A partir daqui, sinta-se livre para descomprimir um pouco e se tem programa alternativo para sábado à noite, mantenha-o: não serão o Chievo Verona-Lazio (19.45, SportTV 5 **), a final de conferência Lesta da MLS ( NE Revolution-NY Red Bull, 20 h, BTV 2 *)
ou o Internacional-Palmeiras (21.30, SportTV 2 **) a justificarem uma mudança de planos.

Fechar com chave de ouro

As manhãs de domingo querem-se calmas, mas desengane-se, porque esta não vai sê-lo: o At. Madrid-Dep. Corunha (11 h, SportTV 2 ****) tem portugueses dos dois lados e os «colchoneros» a defenderem o título, perante um Depor que vai sofrer muito esta época para se manter à tona de água. Depois, mais vale planear um almoço antecipado, porque o Southampton-Man. City (13.30, BTV 2 ****), segundo contra terceiro da Premier League, justifica atenção exclusiva – e não serão Anderlecht-Brugge (13.30 h, SportTV 5 *), Milan-Udinese (14 h, SportTV 3 ***) ou Cagliari-Fiorentina (14 h, SportTV 2 **) a justificar distrações.

Jogos e classificação da Liga espanhola

O caso já poderá mudar um pouco de figura com o Wolfsburgo-B. Moenchengladach (14.30, SportTV 1 ***) que também põe segundo contra terceiro na Liga alemã, com o português Vieirinha nos visitados. A seguir, só por desfastio, pode dar uma espreitadela num clássico do futebol holandês, que põe a liderança da equipa de Eindhoven em risco e tem o Ajax a torcer por fora (PSV-Feyenoord, 15.45, SportTV 4 *). Não deve valer a pena dar descanso ao comando, já que apenas quinze minutos depois começa um clássico do futebol inglês, entre duas equipas que sonham chegar aos lugares de acesso à Liga dos Campeões - Tottenham-Everton (16 h, BTV 2 ***).

Jogos e classificação da série A

À mesma hora tem um Sevilha-Granada (16, SportTV 2 **) com portugueses envolvidos e, pouco depois, um Eintracht Frankfurt-B. Dortmund (16.30, SportTV 3 **) que servirá para ver até que ponto a equipa de Klopp, dizimada pelas lesões, conseguirá iniciar a fuga aos lugares de descida onde permanece à 12ª jornada (!).

O dérbi de Turim (Juventus-Torino, 17 h, SportTV 5 ***) já não tem o carisma de outros tempos, mas ainda justifica mais do que uma vista de olhos, até porque a «Juve» tem de defender a liderança, ainda antes de a Roma entrar em campo, para outro clássico da Série A - Roma-Inter (19.45, SportTV 3 ***).

Pelo meio, terá dois jogos de interesse menor Córdoba-Villarreal (18 h, SportTV 2 *) e Fluminense-Corinthians (19 h, SportTV 5 **), mas o fim de semana encerra com uma chave de ouro que vem do Mestalla, onde a equipa de Nuno Espírito Santo – em aparente quebra de rendimento – terá de mostrar-se ao nível mais alto para superar o teste colocado pelo Barcelona, que na perseguição ao Real Madrid tem vindo a beneficiar da forma estratosférica de Lionel Messi- Valência-Barcelona (20 h, SportTV 2 *****)

Potencial de interesse:

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!