Sim, estamos de volta com o guia que, além de lhe trazer o mapa televisivo do futebol internacional durante o fim de semana, o ajuda a separar as pérolas da fancaria. De bónus, ainda lhe deixamos algumas sugestões para salvar o que resta da sua vida social e sentimental – isto, enquanto não acabam as obras no nosso consultório não fica pronto.

A Bundesliga está em pausa de inverno, mas não é por isso que o número de diretos diminui – nada menos de 27. E com a Liga portuguesa concentrada em apenas dois dias (sábado, e um superdomingo com sete jogos) vai ser preciso recorrer à capacidade de filtragem para não se afundar em futebol dispensável. Assim, na sexta-feira, não precisa de gastar muitas atenções com o Ajax-Groningen (19 h, SportTV 1 *) nem com o Bordéus-Nice (19.30, SportTV 2 **): poupe energias para sábado e ganhe créditos com a/o parceira/o e arranje um programa mais divertido para a noite, quem sabe se com direito a cinema ou música.



A outra boa notícia é que esse estado de lua de mel pode ser prolongado até o almoço de sábado. Só depois do café é que a sua atenção deve ser desviada para os relvados, mais especificamente os da Premier League ( Swansea-Chelsea, às 15, BTV 1 ****). Nos tempos mortos, se os houver, aproveite para praticar o zapping: durante a primeira parte vá até ao País Basco ( Real Sociedad-Rayo Vallecano 15, SportTV 2 **), na segunda vá espreitando o Lens-Lyon (16 h, SportTV 1 ***) que põe em jogo a liderança da Liga francesa, conquistada há uma semana pelos companheiros de Anthony Lopes.

A partir das 17 horas, tem um problema com resposta de escolha múltipla: se o Empoli-Inter (17 h, SportTV 3 **) entra na categoria dos dispensáveis, já o Valência-Almeria (17 h, SportTV 2 ***) e o Newcastle-Southampton (17.30, BTV 1) merece acompanhamento mais atento, até porque há portugueses em campo nas equipas sensação da temporada nos respetivos campeonatos.

Passemos olimpicamente ao lado do Bayer Leverkusen-Corinthians (18 h, SportTV 4 *) e já agora do outro jogo da Florida Cup (quem? Pois...) o Colónia-Fluminense às 20.30. O Villarreal-At. Bilbau (19 h, SportTV 2 **), é um pouco mais interessante, mas não tanto como Mónaco-Nantes (19 h, SportTV 5 ***): além de poder reforçar a aproximação dos homens de Leonardo Jardim aos lugares da frente, vai exigir dos narradores de serviço o mesmo cuidado em evitar a cacofonia que habitualmente se dedica ao Mónaco-Nice.

O fim de semana já está a meio e a boa notícia é que, depois de espreitar um Palermo-Roma (19.45, SportTV 3 ***) com implicações na corrida ao título italiano está moralmente autorizado (que luxo!) a dispensar o futebol estrangeiro pela segunda noite seguida: não é o Espanhol-Celta de Vigo (21 h, SportTV 2 *) que nos faz mudar de ideias.

As difíceis decisões de domingo à tarde



Se aproveitou para festejar, é importante este aviso à navegação: o domingo é bem exigente e começa a sê-lo bem cedo, com o Getafe-Real Madrid (11 h, SportTV 2 ****) e o Lazio-Nápoles (11.30, SportTV 3 ***) a animarem a manhã até à hora de almoço.

Um almoço desejavelmente volante e rápido, uma vez que não vai ter tempo para sair do sofá antes do PSG-Évian (13 h, SportTV 2 ***) e do West Ham-Hull (13.30, BTV 1 **). Qualquer um dos dois promete ser mais interessante do que os representantes da Série A que lhe entram pela casa dentro a partir das 14 horas (Parma-Sampdoria **, SportTV 3 e Milan-Atalanta ** na SportTV 1).

E como a providência nem sempre faz tudo bem, a partir das 16 horas vai mesmo ser obrigado a optar entre o interessante At. Madrid-Granada (16 h, SportTV 2 ***) e o interessantíssimo Man. City-Arsenal (16 h, BTV 1 ****), que pode ter implicações, tanto na luta pelo primeiro lugar como pelo acesso à Liga dos Campeões.

Quando esses acabarem, a ligação ao Corunha-Barcelona (18 h, SportTV 2 ****) é quase direta. Pelo meio, se, por qualquer razão, entender ficar mais de dois minutos a ver o Westerlo-St. Liège (17 h, SportTV 5 *), explique-nos por escrito o que o leva a fazê-lo – a sério, aqui na redação estamos mesmo interessados em saber.

Com o final da maratona à vista, esperemos que ainda tenha forças para o Juventus-Verona (19.45, SportTV 5 ***), sempre um bom pretexto para ver Pogba e Vidal em ação. Mas vá intercalando a ementa com o Marselha-Guingamp (20 h, SportTV 4 ***), jogo em que os homens de Bielsa terão de reagir à perda da liderança, e ao Sevilha-Málaga (20 h, SportTV 2 ***), um dérbi andaluz que opõe duas equipas com ambições europeias. E, tendo aguentado até aqui, respire fundo, dê a si mesmo uma palmadinha nas costas para se felicitar, e prepare-se para a semana que aí vem: a vida lá fora raramente nos deixa mudar de canal.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!