Ora cá estamos outra vez, a ajudar todos aqueles que encontram espaço nas suas vidas para dedicar uma grande fatia do fim de semana ao futebol internacional. Se estava por cá na semana passada, sabe que não damos maus conselhos: quem lhe disse que valia a pena estar especialmente atento à eliminatória da Taça de Inglaterra, quem foi? Pois é, o tio Maisfutebol nessas coisas não brinca e, se não seguiu o nosso conselho, por certo arrependeu-se.

Mas pronto, é para isso que cá estamos: para o ajudar a separar o joio do trigo, os Pringle dos Jonas, os Butorovic dos Danilos, os Kutuzov dos Carrillos, e assim por diante. E, ao contrário do que acontece em outros fins de semana mais sombrios, este até tem uma invulgar qualidade de oferta e obriga a escolhas complicada: das 25 transmissões em direto, há pelo menos cinco imperdíveis e uma boa mão cheia de outros jogos aliciantes.



A riqueza começa a ver-se logo na sexta-feira: uma das boas notícias da semana é o regresso da Bundesliga, e que melhor forma de assinalá-lo do que com um Wolfsburgo-Bayern Munique (19.30, SportTV 2 ****), primeiro contra segundo, ainda para mais sendo os visitados os próximos adversários do Sporting na Liga Europa? À mesma hora, no Parque dos Príncipes, o PSG-Rennes (19.30, SportTV 5 ***) pode permitir à equipa comandada por Ibr... perdão, por Laurent Blanc, uma aproximação ao líder Lyon, que tem uma saída bastante difícil – já lá vamos.

Confira resultados e classificações dos principais campeonatos

Num sábado com onze transmissões, é melhor reservar energias para depois do almoço. O Hull-Newcastle (12.45 BTV 2 **) não justifica um atropelo às rotinas familiares, e o Schalke 04-Hannover (14.30, SportTV 2 ***), sendo mais interessante, tem concorrência de peso meia hora depois. E aí, entre o Manchester United-Leicester (15 h, BTV2 ***) ou o Real Madrid-Real Sociedad (15 h, SportTV 1 ***), sem Cristiano Ronaldo, enfrenta a primeira escolha difícil.



Seja qual for a sua opção, pode aproveitar o intervalo para espreitar o Marselha-Evian (15.30, SportTV 3 **), mas depois mude para o Eibar-At. Madrid (17 h, SportTV 2 ***) e faça figas para tudo ficar resolvido em meia hora. Porquê? Porque meia hora depois começa o grande jogo do fim de semana: um imperdível Chelsea-Manchester City (17.30, BTV 2 *****) que, em caso de vitória para a equipa de Mourinho, deixa a concorrência mais próxima a oito pontos. Já se a vitória fora para o outro lado, bem, então é certo que a Premier League vai ferver até ao fim. E, com isso tudo, pouco tempo lhe deve sobrar para o B. Leverkusen-B. Dortmund (17.30, SportTV 3 **), que noutras circunstâncias até valeria alguma atenção.

Se seguiu o nosso conselho e preservou o almoço para marcar pontos com a família, boas notícias: vai pontuar a dobrar com a disponibilidade para jantar sem jogos para seguir. Não serão o Audax-Palmeiras (19 h, SportTV 2 *), o Roma-Empoli (19.45, SportTV 3 **) ou o Celta Vigo-Córdoba (21 h, SportTV 2 **) a impedirem-no de, por esta noite, fazer de conta que tem vida social.

Domingo com final forte

Se essa vida social tiver sido especialmente intensa, não se preocupe: a temida febre de domingo de manhã não implica que tenha de dedicar muito tempo aos primeiros jogos do dia. Levante-At. Bilbau (11 h, SportTV 2 **), Sassuolo-Inter (11.30, SportTV 1 **) e Vitesse-Ajax (13.30, SportTV 2 **) resolvem-se com um olho aberto e outro fechado.



Já por alturas do Arsenal-Aston Villa (13.30, BTV 2 ***) convém estar um pouco mais desperto, até porque meia hora depois vai ter de treinar o zapping, com um interessante Udinese-Juventus (14, SportTV 1 ***) como alternativa. Depois, se o bloco do meio da tarde o fizer passar pelas brasas, não se preocupe: o W. Bremen-Hertha Berlim (14.30, SportTV 4 **) e o Anderlecht-Zulte (17 h, SportTV 5 *) foram feitos precisamente para acertar os sonos. Já o Southampton-Swansea (16 h, BTV 2 ***) e o Sevilha-Espanhol (18 h, SportTV 2 ***) justificam pelo menos uma espreitadela ocasional, quanto mais não seja pelo vários jogadores portugueses envolvidos.



Depois disso, avise a família que não vai dar para jantar como as pessoas de bem. Não é por causa do Milan-Parma (19.45 h, SportTV 3 **), que nesta altura já pouco mais é do que um diálogo entre fidalgos envelhecidos, a um passo da ruína. Mas porque o Barcelona-Villarreal (20 h, SportTV 2 ****) e o Mónaco-Lyon (20 h, SportTV 5 ****) garantem um final de domingo intenso, e com muito potencial de decisões nos respetivos campeonatos. E se nem é preciso pretextos para querermos ver Suarez, Messi e Neymar a cada três dias, é bom lembrar que, em caso de vitória, o Mónaco, de Leonardo Jardim – e Ricardo Carvalho, João Moutinho, Bernardo Silva... - reentra na discussão do título francês. Quem diria, aqui há uns três meses?

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!