Esta é a altura do ano em que os campeonatos começam a ficar decididos – ou, pelo menos, seriamente inclinados para uma ou outra equipa. É este o caso em Inglaterra, Alemanha e Itália, onde Chelsea, Bayern e Juventus já têm sete ou oito pontos sobre a concorrência direta. As exceções nas principais Ligas vêm de Espanha e França, onde o equilíbrio a dois (Real Madrid e Barcelona) ou a três (Lyon, Marselha, PSG) se traduz em diferenças de um ou dois pontos no topo da tabela.

Resultados e classificação da Premier League

Assim, nos 25 diretos de futebol internacional, em agenda neste fim de semana, é preciso procurar a fundo para encontrar jogos que podem alterar as relações de poder no topo da tabela. Nenhum deles acontece numa sexta-feira mais movimentada do que o habitual. O menu começa pela hora de jantar, com um derbi da Cote D'Azur a envolver vários portugueses ( Nice-Mónaco, às 19.30, na SportTV 5 ***) e um clássico entre dois históricos alemães em crise, pouco habituados à fuga aos lugares de descida ( Estugarda-B. Dortmund, 19.30, SportTV 2 ***).

Resultados e classificação da Bundesliga

Se nenhum dos dois for opção válida para a sua noite de sexta antes do Maisfutebol na TVI 24, ainda tem o Juventus-Atalanta (19.45, SportTV 3 **) que, com toda a probabilidade, vai representar mais um passo em frenta na caminhada da vecchia signora rumo ao título.



No sábado, os jogos mais interessantes concentram-se às primeiras horas da tarde. Pode começar por uma espreitadela ao Paderborn-Bayern Munique (14.30, SportTV 3 ***), só para acautelar que não acontece escândalo, caso a equipa de Guardiola não resolva o problema na primeira meia hora.

Resultados e classificação da Liga espanhola

A partir daí, têm duas opções válidas em simultâneo: uma é o Chelsea-Burnley (15, BTV 2 ****) para ver se depois do empate defensivo em Paris a equipa de José Mourinho é capaz de recuperar o «chip» dominador na Premier League. Mas, à mesma hora, o Barcelona-Málaga (15, SportTV 2 ****) permite ver em ação a tripla Messi-Neymar-Suarez, talvez a mais demolidora da atualidade, a tentar pôr o Real Madrid em xeque, perante uma equipa com dois portugueses – Duda e Ricardo Horta – entre as escolhas habituais.



Sem portugueses, mas com impacto direto nas contas do título francês, o PSG-Toulouse (16, SportTV 1 ***) vale algum tempo da sua atenção, em especial na segunda parte, quando Chelsea e Barcelona já não estiverem no caminho. Mas a essa hora deverá haver vários portugueses e nomes familiares aos clubes lusos em campo no Córdoba-Valência (17, SportTV 3 ***), que vai repartir as atenções com um Man. City-Newcastle (17.30, BTV 2 ****) de triunfo obrigatório para os homens de Manuel Pellegrini.

Resultados e classificação da Liga francesa

O resto de sábado é bem menos intenso: passando ao largo de um dispensável São Paulo-Audax (19, SportTV 5 *) há o At. Madrid-Almeria (19, SportTV 2 ***) mas numa
altura em que os «colchoneros» já terão atirado a toalha ao chão na defesa do título. O dérbi de Génova ( Sampdoria-Génova, 19.45, SportTV 3 ***) tem, este ano, o valor acrescentado de ter em discussão um lugar nas provas europeias, entre duas equipas com os mesmos pontos. Já o dérbi galego ( Dep. Corunha-Celta Vigo, às 21, SportTV 2 **), que fecha a noite de sábado, tem a seu favor apenas a história e a possibilidade de rever alguns dos portugueses que atuam no Deportivo. Nada que o mantenha preso a casa, certo?

Real Madrid ao jantar

O domingo permite-lhe aquecer os motores lentamente. Dito de outra forma: dedique a manhã e o almoço à família e/ou amigos, e deixe o futebol apenas para depois das 16 horas. Se por qualquer razão estiver retido em casa e sem alternativas, então, além de ter uma grande falta de imaginação, pode sempre contar com o Real Sociedad-Sevilha (11, SportTV 2 **). No caso de estar imobilizado sob um móvel pesado, e sem familiares por perto para o ajudarem a sair de lá, terá de optar entre o Willem II-Ajax (13.30, SportTV 3 *) e o Gent-Brugge (13.30, SportTV 5 *), isto se tiver o comando numa das mãos.

Resultados e classificação da Série A

A sua situação melhora um bocadinho, mas não muito, a partir das 14, com duas propostas de série A ( Verona-Roma, na SportTV 2 ** e Milan-Cesena, na SportTV 1 **) e uma da Premier League (Everton-Leicester, às 14, na BTV 2 **). Coisas mais interessantes acontecem depois: escolha difícil entre um Lyon-Nantes (16, SportTV 2 ***) a valer a liderança na Liga francesa, e um Southampton-Liverpool (16, BTV 2 ****) que põe a equipa de José Fonte a defender a sua vaga na Liga dos Campeões, cada vez mais ameaçada pela concorrência. Pelo meio, pode aproveitar os tempos mortos para espreitar novamente o adversário do Sporting, quatro dias antes da visita a Alvalade - Wolfsburgo-Hertha Berlim (16.30, SportTV 5 ***).



Com o fim de semana está a chegar ao fim, aproveite para gerir as forças: dispense o Villarreal-Eibar (18, SportTV 2 **). Já a poupar energias para os jogos europeus de terça, quarta e quinta, concentre-se no Elche-Real Madrid (20, SportTV 2 ****), à espera dos golos de Cristiano Ronaldo, e passe de vez em quando pelo St. Étienne-Marselha (20, SportTV 3 ***) para ver se a equipa de Bielsa está realmente em queda livre nesta fase da temporada.

Depois, se por esta altura ainda estiver imobilizado sob um móvel pesado, talvez seja altura de começar a gritar pelos vizinhos.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!