Em fim de semana de clássico no Dragão, há 25 diretos de futebol internacional para baralhar a agenda dos que não se limitam a acompanhar os jogos da nossa Liga. Felizmente, estamos aqui para ajudá-lo a fazer as contas.

E se alturas em que é difícil não disparar para todo o lado, neste fim de semana a estratégia é claríssima: respire fundo no sábado, e concentre as energias todas no domingo. Se o conceito de «supersunday», tão caro ao desporto norte-americano, pode ser transposto para o futebol europeu, este é um domingo assim, com pelo menos seis jogos de altíssimo interesse – além do já referido FC Porto-Sporting.



Como habitualmente, a entrada em ação é gradual, na sexta-feira, com um Bayern Munique-Colónia (19.30, SportTV 2 ***) a ganhar prioridade sobre o Marselha-Caen (19.30, SportTV 5 **), numa altura em que a equipa de Marcelo Bielsa parece em perda.

Vá por nós: concentre os compromissos sociais no sábado. Um almoço em família, por exemplo, não seria ameaçado pelo primeiro jogo da Premier League, um singelo West Ham-Crystal Palace (12.45 BTV 2 **). Mas convém fazê-lo cedo, porque a partir do café concentram-se os jogos mais interessantes do dia: às 14.30, há o embate de dois europeus na Bundesliga - B. Dortmund-Schalke (14.30, SportTV 2 ***) - e meia hora mais tarde será preciso optar entre o Man. United-Sunderland (15, BTV 2 ***), o Lille-Lyon (15, SportTV 3 ***) e, principalmente, o Granada-Barcelona (15, SportTV 1 ****), com a tripla Suarez-Messi-Neymar a tentar retificar o trambolhão caseiro com o Málaga, há uma semana.



E assim se esgotam os jogos internacionais interesse para o resto de sábado: Face às horas extra de sofá a que o programa de domingo o condena - e a menos que tenha razões muito fortes para ficar em casa – dispense os três jogos da Liga espanhola ( Rayo Vallecano-Levante 17, na SportTV 1 **, o Almería-Dep. Corunha às 19, na SportTV 2 ** e o Málaga-Getafe às 21, na SportTV 2 **) e ainda o Chievo-Milan (19.45, SportTV 3 **) e procure alternativas: música, cinema, teatro ou até mesmo namoro, se ainda for dado a essas loucuras.

Super, super, super, superdomingo

No domingo, a ação começa bem antes da hora de almoço: a primeira parte do Valência-Real Sociedad (11, SportTV 2 ***) serve de aquecimento, mas o Liverpool-Man. City (12 h, BTV 2 ****) já vai exigir concentração total. Tanta, que pode passar por cima do Brugge-Mouscron (13.30, SportTV 2 *) com um sorriso sobranceiro: claramente não pertence a este filme. A este filme pertence, sim, o Arsenal-Everton (14, BTV 2 ****), que reduz à menoridade o
Sassuolo-Lazio (14, SportTV 1 **) e o Borussia Moenchengladbach-Paderborn (14.30, SportTV 3 **).



Num domingo normal, o clássico PSV-Ajax (15.45, SportTV 4 **), entre os dois primeiros da Liga holandesa, mereceria um apontamento à parte. Mas este não é um domingo normal: apenas 15 minutos mais tarde começa o Chelsea-Tottenham (16, SportTV 2 *****), final da Taça da Liga inglesa. Tem tudo o que é necessário: é decisivo, é dérbi (de Londres), joga-se num grande palco (Wembley). E é também a possibilidade de Mourinho quebrar um jejum de troféus que, para ele, já dura uns invulgares dois anos.

Ao pé disto, os jogos que coincidem no tempo perdem quase toda a relevância, mesmo que tenham como protagonistas alguns nomes que, recentemente ou nem por isso, se cruzaram com o futebol português - Werder Bremen-Wolfsburgo (16.30, SportTV 3 ***) e Inter-Fiorentina (17, SportTV 5 **). Mas depois da final – se não houver prolongamento, claro – a coisa volta a aquecer, com o Sevilha-At. Madrid (18, SportTV 2 ****), que tem presenças portuguesas e pode definir algumas coisas na luta pelo título e pelo acesso à Liga dos Campeões.



O superdomingo entra então na fase mais complicada, já que, para além da concorrência do clássico, a hora de jantar é duplamente ameaçada. Primeiro pela transmissão do Mónaco-PSG (20, SportTV 3 ****) que, depois do vistaço em Londres, pode permitir a Jardim, Moutinho, Bernardo e companhia o fecho em alta de uma semana de sonho. Depois, porque no Bernabéu joga-se o Real Madrid-Villarreal (20, SportTV 2 ****), com a equipa de Cristiano Ronaldo a defender a liderança, diante de um adversário que ainda sonha com a ida à Champions e costuma ser garantia de jogo aberto e espectacular.

Pronto, com tanta escolha para fazer entre as 19 e as 22 de domingo, nem vamos massacrá-lo com o Santos-Linense (21.30, SportTV 5 *). Se a essa hora ainda não esgotou o stock de concentração e emoções fortes, não serão os prazeres furtivos do campeonato paulista a fazê-lo por si.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!