Com a Premier League entre parêntesis, face ao regresso da Taça de Inglaterra, os focos de atenção no fim de semana de diretos dos campeonatos estrangeiros sofrem um rombo significativo – tanto mais que o Manchester United-Arsenal (19.45, SportTV 2 *****), o jogo de maior cartaz da Cup, se realiza apenas na segunda-feira.

Antes disso, o menu arranca lentamente, na sexta-feira, com Estugarda-Hertha Berlim (19.30, SportTV 2 **) e Toulouse-Marselha (19.30, SportTV 3 **) em simultâneo. Se sair à noite, e voltar a casa de madrugada, pode aproveitar para assistir ao jogo de abertura da MLS LA Galaxy-Chicago Fire (3 h, Eurosport **) numa altura em que a Liga profissional norte-americana tem vindo a ganhar força institucional.

Sem dar por isso, já estamos bem dentro de sábado, que em termos desportivos arranca com o primeiro jogo dos quartos de final da Taça de Inglaterra ( Bradford-Reading, 12.45, SportTV 2 ***). Não é o nome dos intervenientes que dá dimensão à coisa – é mesmo a dimensão histórica e mítica da competição, e isso vai valer para os outros dois jogos de Taça no fim de semana, o Aston Villa-West Bromwich Albion (17.30, SportTV 3 ***) ainda no sábado e o Liverpool-Blackburn (16, SportTV 2 ***), já no domingo.

Bem antes disso, a Premier League tem direito a apenas uma entrada, o jogo em atraso entre o QPR e o Tottenham (15, BTV 2 **), ensanduichado ente dose dupla de Bundesliga - Hannover-Bayern Munique (14.30, SportTV 1 ***) e Hamburgo-Borussia Dortmund (14.30, SportTV 3 ***) e um jogo da Liga espanhola que mistura as lutas pela Europa e pela permanência, pondo vários portugueses em ação ( Dep. Corunha-Sevilha, 15, SportTV 2 **).

A seguir as coisas aquecem um pouco. Não tanto pelo PSG-Lens (16, SportTV 5 ***) que, de uma forma ou de outra, deve acabar por inclinar-se a favor dos parisientes, mas sim pelo At. Bilbao-Real Madrid (17, SportTV 1 ****), um clássico do futebol espanhol que é, sejamos francos, um dos poucos jogos imperdíveis deste fim de semana. Ainda mais depois do tropeção caseiro dos merengues com o Villarreal e de um moralizado Ath. Bilbao ter garantido a ida à final da Taça do Rei.

Quando acabar o jogo de Bilbau, tem o Evian TG-Monaco (19, SportTV 2 ***) para seguir, na expectativa de ver mais algum brilharete de Moutinho ou Bernardo Silva. Nem o Brugge-Charleroi (19, SportTV 5 *) nem o Milan-Verona (19.45, SportTV 3 **) acrescentam muito à história do seu fim de semana. E é preciso um grande esforço de imaginação para acreditar que o DC United-Impact Montreal (Eurosport 2 *) ou o Granada-Málaga (21, SportTV 2 **) vão melhorar a sua qualidade de vida – pelo que o conselho é dar uma volta e espairecer, poupando energias para coisas mais sérias.

Barcelona a abrir, At. Madrid a fechar

Que coisas serão essas? Por exemplo, um Barcelona-Rayo Vallecano (11 h, SportTV 2 ****) a abrir o apetite para um almoço de domingo que sob pretexto algum deverá ser perturbado pela oferta televisiva a essa hora. Nem St. Étienne-Lorient (13, SportTV 3 **) nem Ajax-Excelsior (13.30, SportTV 1 *) e nem sequer o Chievo-Roma (14, SportTV 2) justificam um desvio às regras de convívio familiar.

Aliás, todo o panorama de domingo é sobre o fraquito: o Panathinaikos-PAOK (17.30, BTV 2 *) serve para assinalar o reatamento da Liga grega, na expectativa de não se repetirem os incidentes habituais das últimas semanas. O Villarreal-Celta Vigo (18, SportTV 2 **) e o Nápoles-Inter (19.45, SportTV 3 **) pouco acrescentam à história das respectivas Ligas. Bem mais apelativo, sim, o At. Madrid-Valência (20, SportTV 2 ****) último ponto alto de um fim de semana que, para os desesperados, fecha com dose dupla de MLS: Orlando City-New York FC (21, Eurosport *) e Sporting KC-New York Red Bulls (23, Eurosport **). Se não tiver mesmo nada melhor para fazer, aceite toda a nossa solidariedade e simpatia.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!