Já não bastava o facto de os candidatos ao título na nossa Liga jogarem todos no domingo, também o calendário internacional conspira para dividir atenções com as eleições legislativas de 4 de outubro: os grandes jogos do fim de semana são no domingo à tarde, ainda por cima em horários coincidentes.

Mas, a sério, vá votar. Mesmo que tenha de fazer alguma ginástica para encaixar a deslocação à assembleia de voto entre os clássicos da Premier League, da Bundesliga e da Liga espanhola. Já para não falar dos jogos de Benfica, FC Porto e Sporting, claro. Fique com a lista de jogos que são mesmo a não perder, de forma a planear melhor o dia.

Sábado
**** Man. City-Newcastle (6-1)


O Manchester City bateu o Newcastle por 6-1. O jogo ficou marcado pela «manita» de Kun Aguero, em apenas 20 minutos. Os cinco golos do argentino afundaram por completo os magpies, e garantiram aos citizens a liderança provisória da Premier League.

**** Sevilha-Barcelona (2-1)


A onda de maus resultados do Barcelona continua. Os catalães perderam por 2-1 com o Sevilha na deslocação ao Sánchez Pizjuán. O dinamarquês Krohn-Dehli foi a figura do encontro com um golo e uma assistência. Neymar reduziu para o Barcelona.

**** Chelsea-Southampton (1-3)


«Se o clube quiser despedir-me, vai ter de despedir-me, porque eu não me demito». Declarações de José Mourinho após nova derrota do Chelsea, desta vez em casa e frente ao Southampton (1-3). Os blues estão agora na 16ª posição, com 8 pontos, a 10 do líderes Manchester City. Mourinho em maus lençóis.

Domingo:
**** Everton-Liverpool (13.30, BTV 2)


Razões para ver: Sim, já sabemos que a luta pelo título inglês não vai passar por estes dois. Mas isso é secundário, face à dimensão da rivalidade centenária entre estes vizinhos e irmãos de berço. Desta vez o Everton, mais consistente, faz figura de favorito. E, em caso de vitória, os toffees fazem aumentar a pressão, já de si considerável, sobre Brendan Rodgers.

***** Arsenal-Man. United (16 h, BTV 2)


Razões para ver: O Manchester United chegou à liderança, 82 jornadas depois da última vez, ainda com Ferguson. Mas nem essa pequena proeza, nem a vitória por reviravolta sobre o Wolfsburgo, a meio da semana, serve de garantia de que os homens de Van Gaal assentaram de vez com as ideias do técnico. Do outro lado, o Arsenal tem absoluta necessidade de limpar a imagem de um enxovalho caseiro, inflingido pelo Olympiakos de Marco Silva. E, em caso de vitória, cola-se ao seu adversário desta tarde, validando uma candidatura ao título que, nos últimos anos, tem sido sempre feita entre parêntesis.

***** Bayern Munique-Borussia Dortmund (16.30, SportTV 2)


Razões para ver: Desde o ano miraculoso de Jupp Heybckes - e, depois, com a chegada de Guardiola – que o Bayern Munique transformou um dos mais apaixonantes e equilibrados campeonatos da Europa num passeio crónico, com a concorrência lá longe, a perder de vista. Com o fim da era Klopp, os grandes espectáculos proporcionados pelo Dortmund de Thomas Tuchel neste início de época acenderam, tenuamente, a esperança de que este ano não seja assim tão fácil. O jogo deste domingo, entre duas das melhores equipas da Europa, dará o tom para o resto da temporada: teremos mais do mesmo, ou o Bayern a encontrar, enfim, um rival à sua altura?

***** At. Madrid-Real Madrid (19.30, SportTV 2)


Razões para ver: Vindo de duas derrotas na mesma semana, com o Villarreal e o Benfica, o At. Madrid duvida de si mesmo – algo contranatura, numa equipa de Diego Simeone. A verdade é que novo resultado negativo, perante os seus adeptos, seria um enorme golpe no moral e também o descolar, talvez definitivo, do pelotão da frente. Desta vez serão os colchoneros a ter de mostrar algo diferente, perante um Real que, mesmo tardando em ligar o turbo, tem Cristiano Ronaldo a bater números históricos e ainda o melhor registo defensivo dos últimos anos, com apenas um golo sofrido em oito jogos oficiais.


Se este menu não for suficiente para as suas necessidades, aqui ficam os outros diretos do fim de semana. Dois lamentos porém: um vai para o facto de o clássico entre o PSG e o Marselha não ter honras de direto (domingo, 20 h), o outro para o mesmo destino, a transmissão em diferido, ser dado ao jogo da Fiorentina de Paulo Sousa, líder da série A, (domingo, 19.45).

Sexta-feira:
*** Celta-Getafe (19.30, SportTV 2)
** Darmstadt-Mainz (19.30, SportTV 3)
** Lille-Montpellier (19.45, BTV 2)


* DC United-New York FC (00.00, Eurosport)

Sábado:
** Crystal Palace-West Browmich Albion (12.45 BTV 2)
*** Borussia Moenchengladbach-Wolfsburgo (14.30, SportTV 1)
** Granada-Deportivo (17.15, SportTV 2)
** Chievo-Hellas Verona (19.45, BTV 2)
** Málaga-Real Sociedad (21 h, SportTV 2)
* Toronto-Philadelphia Union (22 h, Eurosport)
*** San Lorenzo-Rosario Central (22.10, SportTV 5)
* NY Red Bulls-Columbus Crew (00.00, Eurosport)

Domingo:
** Rayo Vallecano-Bétis (11 h, SportTV 1)
** Dínamo Moscovo-CSKA (11.30, SportTV 2)
* Empoli-Sassuolo (11.30, BTV 2)
*** Ajax-PSV (13.30, SportTV 1)
*** Schalke 04-Colónia (14.30, SportTV 2)
*** At. Bilbao-Valencia (15 h, SportTV 3)
*** Milan-Nápoles (19.45, BTV 2)
* FC Dallas-Houston Dynamo (22 h, Eurosport)
*** Boca Juniors-Crucero del Norte (22.15, SportTV 2)
* Colorado Rapids-Real Salt Lake (00.15, Eurosport)
** Independiente-River Plate (1.30, SportTV 1)