No rescaldo de uma semana de competições europeias, os pratos fortes do fim de semana televisivo lá por fora repartem-se de forma equilibrada entre sábado e domingo. As atenções fixam-se na Liga inglesa, onde para além de um dérbi de Londres há um embate entre o surpreendente líder e o segundo classificado. Mas o menu dos jogos imperdíveis começa com aquelas que, para muitos, são as melhores equipas da atualidade, Bayern e Barcelona.

Sábado
*** Bayern-Hertha (14.30, SportTV 5)


Razões para ver: Uma: saber a que minuto o Bayern marca o primeiro golo. Duas: saber quem vai marcar esse golo. Três: saber se o resultado a intervalo ainda permite ao Hertha sonhar com a discussão do resultado. É exagero, claro, até porque o Hertha até luta pela ida à Liga dos Campeões e nenhum jogo está assim tão decidido antes de começar. Mas nesta Bundesliga, e com este Bayern, é quase. E, valha a verdade, é lindo de se ver – desde que não se importem de ver jogos desnovelados do primeiro ao último minuto.

**** Barcelona-Real Sociedad (15 h, SportTV 2)


Razões para ver: 10-1 nos últimos dois jogos, com adversários tão sonantes como o Real Madrid e a Roma dão um bom indicador do que está a valer o Barcelona nesta fase da época. Com Messi de volta aos golos, resta ver até que ponto se reparte o protagonismo pelos comparsas de ataque, Neymar e Suarez, que tanto cresceram durante a lesão do astro argentino. Do outro lado, com treinador novo e com Bruma nas opções, a Real Sociedad espera por uma eventual descompressão dos líderes para tentar a surpresa.

**** Man. City-Southampton (15 h, BTV 2)


Razões para ver: A fechar uma semana em que perdeu a liderança da Premier League, ao ser goleado em casa pelo Liverpool, e a liderança do seu grupo na Champions ao perder com a Juventus em Turim, a equipa de Pellegrini tem de fazer as pazes com os adeptos. Pequeno problema: o Southampton, dos internacionais portugueses Cédric e José Fonte, ainda não perdeu qualquer jogo fora de casa, mesmo tendo já visitado Chelsea e Liverpool.

***** Leicester-Manchester United (17.30, BTV 2)


Razões para ver: O Leicester é a grande sensação da temporada, e não apenas em Inglaterra, mas em todo o futebol europeu. É difícil acreditar que a liderança isolada se mantenha por muitas mais semanas, tal como o estado de graça do goleador Jamie Vardy, mas uma vitória sobre o Manchester United, que nesta altura é o perseguidor mais próximo, obriga a que a equipa de Ranieri comece a ser tomada mais a sério do que até aqui. Já uma vitória dos «red devils», depois do tropeção a meio da semana, para a Champions, pode transformá-los em favoritos número um na discussão de um título que parece mais aberta do que nunca.

Domingo
**** Tottenham-Chelsea (12 h, BTV 2)


Razões para ver: Por incrível que pareça, o campeão Chelsea ainda não conseguiu duas vitórias seguidas na Premier League. E, depois da goleada em Israel, a meio da semana, a equipa de Moruinho tem tarefa muito exigente em White Hart Lane, onde o Tottenham, liderado por um Kane em estado de graça, ainda não perdeu esta época. Os «spurs», nesta altura a apenas quatro pontos da liderança, partem como favoritos – e nova derrota da equipa de Mourinho voltaria a abrir feridas difíceis de sarar, numa altura em que a equipa ocupa o 15º posto.

*** Eibar-Real Madrid (15 h, SportTV 1)


Razões para ver: Depois do corretivo aplicado pelo Barcelona em pleno Bernabéu, os merengues tentaram aproveitar a Liga dos Campeões para sacudirem a crise. Mas os três golos sofridos nos últimos 15 minutos com o Shakhtar voltam a deixar exposta a fragilidade do projeto Benitez, um técnico cada vez mais contestado, nas bancadas e não só. Diante de uma das sensações da temporada, que luta por objetivos europeus, qualquer desfecho que não uma vitória clara mantém um enorme ponto de interrogação sobre a cabeça do técnico merengue.

*** Liverpool-Swansea (16.15, BTV 2)


Razões para ver: O efeito Klopp tem sido mais notado nos jogos fora de casa, mas em Anfield já se respiram ares de mudança. Depois da goleada ao ex-líder Manchester City, a da vitória tangencial sobre o Bordéus, na Europa, boa oportunidade para os reds prosseguirem a aproximação ao pelotão da frente – com atenção especial a Coutinho, um dos jogadores em melhor forma na atualidade. Do outro lado, a equipa de Éder está em queda livre, depois de um bom início de época: apenas uma vitória nos últimos dez jogos.

Se este menu não for suficiente, eis as outras opções de diretos para o resto do fim de semana:

Sexta-feira
** Levante-Bétis (19.30, SportTV 2)
** Lyon-Montpellier (19.30, BTV 2)

Sábado
* Genk-Gent (17 h, SportTV 5)
*** At. Madrid-Espanhol (17.15, SportTV 2)
* Excelsior-Feyenoord (18.45, SportTV 4)
** Málaga-Granada (19.30, SportTV 2)
*** Milan-Sampdoria (19.45, BTV 2)
** Celta-Sp. Gijón (21.05, SportTV 3)

Domingo
** Getafe-Villarreal (11 h, SportTV 2)
** Roma-Atalanta (14 h, BTV 2)
*** B. Dortmund-Stuttgart (14.30, SportTV 2)
*** Augsburgo-Wolfsburgo (16.30, SportTV 4)
*** Bayer Leverkusen-Schalke (16.30, SportTV 2)
*** Sevilha-Valencia (19.30, SportTV 2)
*** Palermo-Juventus (19.45, BTV 2)
* NY Red Bulls-Columbus Crew (22 h, Eurosport)