Em 2013, Guimarães tornou-se na primeira cidade portuguesa com o título de Cidade Europeia do Desporto e foi distinguida pela ACES Europe – Federação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto – como a «Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2013» de entre as 10 cidades europeias que, ao longo deste ano, também detiveram este título.

Durante estes 12 meses, foram realizados 175 eventos desportivos na cidade-berço, de 35 diferentes modalidades, que abrangeram 168 500 participantes: 30 mil atletas, 137 mil elementos do público e 1300 voluntários.

O primeiro grande evento foi o jogo amigável de futebol entre Portugal e Equador, em fevereiro, mas as iniciativas sucederam-se. O Rally Cidade de Guimarães, a Meia Maratona e o Guimarães Open, com a presença do número 1 nacional João Sousa, foram alguns dos destaques e a autarquia garante que estas três provas são para repetir.

Durante o ano houve ainda várias conferências e estudos sobre prática desportiva, ciclos de cinema, exposições de cartoons e cromos, e foi lançado centro de deteção de talento desportivo, para descobrir futuros campeões.

Veja um resumo da Cidade Europeia do Desporto: