O primeiro jogo desta variante do futebol, também chamado como «Futebol Ucraniano» aconteceu no dia 26 de Outubro de 2007 entre uma equipa de banqueiros do Banco ¿Pátria¿ e uma equipa de estudantes denominada ¿Budmayster¿. Terminou com um resultado expressivo para os banqueiros que venceram por quinze bolas a oito.

Nicholas Kobaidze, é o vice-presidente da Associação Footdoubleball com sede em Kiev explicou ao Maisfutebol que a primeira reacção à sua ideia foram gargalhadas. Mas não desistiu «Pedi a crianças para brincar com duas bolas; quando vi os seus olhos brilhantes percebi o futuro deste jogo. Cada criança pôde marcar dois ou três golos e estavam felizes».

Já pensou jogar futebol com duas bolas?

Kobaidze relembra que o primeiro jogo foi um sucesso entre os órgãos de comunicação social, e a assistir estiveram sete jornalistas de canais televisivos e ainda representação de quatro jornais e duas rádios da Ucrânia.

Já foi inclusive transmitido em directo, na Ucrânia, um jogo deste desporto. A 8 de Novembro a televisão Aldzhazira transmitiu um jogo entre dois cursos do Departamento de Futebol da Universidade Nacional de Educação Física e Desporto.

Que táctica se utiliza com duas bolas?

«Desde Outubro de 2007 até agora, desempenharam-se dezenas de jogos entre amadores e equipas de estudantes», disse o mentor do Footdoubleball. Este ano foi realizado um torneio entre estudantes no 20º Aniversário da Independência da Ucrânia.

O objectivo passa por divulgar ao máximo o «Futebol Ucraniano», até no Euro 2012 como nos dá conta Nicholas Kobaidze: «Estamos a trabalhar no duro para incluir no programa cultural do Euro 2012. Significaria mostrar aos mídia estrangeiros uma ideia já madura na Ucrânia», concluiu.

Em português, esta nova variante do futebol poderá ser denominado por qualquer coisa como «futduplabola». Será que tem futuro?