Isto sim, é dar o salto. Há cerca de um ano, Sergey Kundik estava a jogar pelo CF Fão, na III Divisão, e agora está a caminho do Real Madrid. Nascido na Rússia, mas com nacionalidade portuguesa também, este avançado de apenas 17 anos já sonha trabalhar às ordens de José Mourinho e jogar ao lado de Cristiano Ronaldo.

«É um dos meus sonhos», diz Kundik ao Maisfutebol. «Esta transferência é um sonho tornado realidade. Trabalhei sempre, nunca desisti», acrescenta o jogador, que tem Arshavin como principal referência.

Kundik tinha apenas nove anos quando acompanhou os pais na mudança para Portugal. Representou o F.C. Porto entre 2007 e 2009, e diz que «foi bom lá jogar», mas saiu «por opção própria». Passou depois por Leixões e Boavista, e na época passada apareceu a jogar pelos seniores do Fão, com apenas 16 anos. «Foi mais uma experiência. Gostei de jogar lá, aproveitei sempre as oportunidades que tive. Dei o meu máximo e evolui bastante em alguns aspetos que precisava, como por exemplo o físico», explica.

Em Janeiro regressou à Rússia para representar a equipa B do Spartak de Moscovo, mas agora prepara um salto ainda maior, para Valdebebas. Foram as exibições ao serviço da seleção sub-17 da Rússia que despertaram a cobiça «merengue», mas Kundik não descarta representar Portugal: «É uma possibilidade, mas até agora não fui contactado pela federação portuguesa, por isso não sei de nada. Gosto do meu país, mas Portugal não está fora de hipótese.»

Para já o jovem avançado concentra-se no Real Madrid, uma vez que parte para a capital espanhola já nesta terça-feira. Será, ao que tudo indica, incluído na equipa de juniores, mas com a possibilidade de ser promovido ao Castilla. Tottenham, Blackburn, Bayern e At. Madrid foram outros emblemas que mostraram interesse na sua contratação.