Mais do que uma boa notícia, a transferência de Hélder Postiga é um ato de justiça.

Eu sei que o avançado português está longe de ser muito apreciado pela generalidade dos adeptos, mas sinceramente atribuo escasso valor a opiniões pouco sustentadas.

O maior problema de Postiga foi nunca ter jogado para a bancada. Isso mais uma outra lesão, o azar de apanhar clubes em fases complicadas e um feitio nem sempre fácil em campo, sobretudo na primeira metade da carreira. Sejamos francos: Postiga nunca foi um daqueles a quem os jornalistas, à falta de algo relevante, colam a palavra esforçado. Não estou a dizer que não corre, que não se cansa, que não participa. Simplesmente não é essa a sua forma de estar.

Postiga é um avançado que sabe jogar, participa nas ações da equipa. Tem um perfil equilibrado, faz um pouco de tudo. É seguro que um pouco mais de frieza (ou será concentração?) no momento de definir tê-lo-ia ajudado a subir no ranking de golos das equipas por onde passou.

Mesmo assim, se olharmos para a seleção, os números são bons, muito bons mesmo.

Hélder Postiga é o internacional português em atividade com melhor média de golos na equipa nacional: 0,4 por jogo. Melhor do que ele não houve muitos: Eusébio, Pauleta, Matateu, José Águas e José Torres, entre os que fizeram pelo menos dez golos na seleção. Postiga está à frente, por exemplo, de nomes como Jordão, Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes, Nené, Hugo Almeida, João Pinto e Fernando Gomes, só para falar em avançados.

Sejamos outra vez claros: as críticas a Postiga são muito mais motivadas por embirrações de estilo do que por factos. Será legítimo, mas não é sólido.

Deve ter sido o que pensaram os dirigentes do Valência, e muito bem. Com treze épocas em Portugal, França, Inglaterra, Grécia e Espanha, Postiga somou 14 golos no despromovido Saragoça. Só na temporada 2002/03, no FC Porto de Mourinho, tinha conseguido melhor. Aos 31 anos, contem com ele.

NOTA: pedi aos fãs do Maisfutebol no Facebook que me ajudassem a escrever o artigo, contribuindo com argumentos contra e a favor de Hélder Postiga. Vale a pena passa por lá. E obrigado.