A Federação Internacional de Hipismo (FEI) despojou o cavaleiro irlandês Cian O'Connor da medalha de ouro conquistada no concurso misto individual de saltos dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, devido a um caso de doping do seu cavalo.
O beneficiado foi o brasileiro Rodrigo Pessoa, que passa a ostentar o título olímpico, depois de ter terminado no segundo lugar a prova disputada a 27 de Agosto, enquanto a medalha de prata passa para o norte-americano Chris Kappler, então terceiro classificado, e a de bronze para o alemão Marco Kutscher, quarto.
Além de perder a medalha de ouro, O¿Connor vai cumprir uma suspensão de três meses, aplicada pela Comissão jurídica da Federação Internacional, com base numa infracção ao regulamento veterinário, mas tem um mês para recorrer da decisão para a Comissão de Recurso da FEI.
As análises realizadas ao cavalo do irlandês, o Waterford Crystal, «revelaram a presença de flupenazina e de zucopenthixol no corpo do animal», refere a FEI num comunicado, acrescentando que as duas substâncias fazem parte da lista de produtos proibidos do Comité Olímpico Internacional.