O alemão Ottmar Hitzfeld afirmou esta segunda-feira que deverá abandonar a carreira de treinador depis de cumprir contrato com a federação suíça. O técnico vai trocar o Bayern Munique pela selecção helvética logo após o Euro-2008, no qual os suíços são adversários de Portugal.
«Em 2004, quando deixei o Bayern pela primeira vez, pensava que nunca mais iria treinar um clube e depois fui tentado a voltar aqui. Mesmo nessa altura afirmei que só ficaria seis meses, mas acabei por estar um ano e meio. Agora assinei por dois anos com a federação suíça, e espero que esse seja o meu último cargo como treinador», admitiu o alemão.
Hitzfeld já venceu duas Ligas dos Campeões, uma pelo Bayern, outra pelo B. Dortmund, e refere que, no futebol, «nunca há certezas» e que «se as coisas correrem bem, se estiver a ter prazer no trabalho, poderá sempre haver uma prolongação de quatro ou seis anos». Depois, o técnico explicou por que optou orientar os helvéticos: «Quando era miúdo vinha cá para ver os jogos da Suíça. Portanto, estou orgulhoso de treinar a selecção. Não sou uma pessoa que olha para o desporto de um modo friamente profissional.»
Hitzfeld nasceu na Alemanha, junto à fronteira suíça, e rejeita a ideia de que ceitou o cargo de selecionador de modo a preparar o abandono: «Rejeito por completo esse argumento. Quando aceito um trabalho dedico-me a cem por cento a ele. E ser treinador de todo um país torna este ainda mais especial.»