Autor: Chris van Nijnatten*

A seleção da Holanda, terceira adversária de Portugal na fase final do Campeonato da Europa de 2012, reserva várias curiosidades que o leitor do Maisfutebol deve saber. Fique a conhecer factos interessantes sobre jogadores do País das Tulipas:

Robin van Persie

As obras de arte que Robin Persie apresenta pelo Arsenal e pela Holanda têm uma origem genética. O seu pai Bob é um artista baseado em Roterdão. Ele cria arte através de materiais que parecem inúteis, como um velho jornal. O seu filho Robin coloca arte no futebol. Ele coloca futebol na arte. Por exemplo, Bob já fez uma escultura chamada «Bergkamp people» e há dois anos fez a Persieball.



Wesley Sneijder

Enquanto Wesley estava a recuperar de lesão em Milão, a sua mulher Yolanthe Cabau van Kasbergen passou grande parte do seu tempo nos Estados Unidos. Ela tem o seu próprio projeto: quer ser atriz em Hollywood. As revistas cor de rosa na Holanda dizem que o rendimento de Wesley será prejudicado pela relação. Veremos.

Rafael van der Vaart

Rafael não é um único Van der Vaart a captar atenção por estes dias. O médio consegue ver a sua mulher, Sylvie, sempre que anda no seu carro. Ela surge vestida apenas com roupa interior em publicidade colocada em grande camiões um pouco por toda a Europa. Sylvie é modelo de lingerie para a Hunkemoller. «Tenho orgulho nela», diz Rafael.

Arjen Robben

Quando o Bayern Munique bateu o Real Madrid, nas meias-finais da Liga dos Campeões, Robben ficou impressionado com José Mourinho. Numa altura em que a equipa alemã estava a festejar no seu balneário, Mourinho entrou e deu os parabéns a cada um no seu jeito particular. «Perder também tem a sua arte. Mourinho provou que isso pode ser verdade numa altura difícil para ele»

Klaas Jan Huntelaar

Na final do Mundial de 2010 contra Espanha, Huntelaar não entrou em campo. «Foi uma grande desilusão para mim. O maior palco do futebol mundial estava ali à minha frente e não pude entrar nele. Não vou deixar que isso aconteça de novo. A forma como jogou em Wembley contra a Inglaterra, marcando e lesionando-me ao mesmo tempo, prova a minha ambição. Não quero ser um grande suplente, quero jogar um jogo interio». Van Persie ou Huntelaar? «Ouçam. O Robin é um jogador soberbo, mas nós podemos jogar facilmente no mesmo onze. Dêem-nos uma oportunidade e nós marcaremos os golos que Holanda precisa no Euro2012.»

* Chris van Nijnatten é jornalista do Algemeen Dagblad. Este artigo está integrado na Euro2012 Network, uma cooperação entre alguns dos melhores meios jornalísticos dos 16 países participantes na competição.