Kharkiv foi tomada pelos holandeses. É o laranja que predomina nas principais ruas e praças da cidade ucraniana que este domingo vai acolher o Portugal-Holanda. O Maisfutebol foi sentir o ambiente da cidade onde se vai jogar o decisivo jogo e pode adiantar, desde já, um ambiente difícil para a Seleção Nacional e, particularmente, para Cristiano Ronaldo.
Bem procurámos, mas entre os milhares de holandeses não encontrámos mais do que três/quatro dezenas de portugueses dispersos num mar laranja. A Praça Lenin, por exemplo, estava literalmente tomada pelos coloridos adeptos holandeses, sempre vestidos a rigor e fáceis de identificar.
O Maisfutebol falou com três deles que, particularmente bem-dispostos, revelaram que estão a combinar «provocar o Ronaldo» durante o jogo com as cantorias com o nome de «Messi». Otimistas, os três adeptos apostam ainda no mesmo resultado favorável à Holanda: «Um 2-0 com bis de Huntelaar».
Do lado português, o Maisfutebol cruzou-se com um grupo bem organizado de 25 funcionários do BES que foram premiados com uma viagem a Karkhiv.
O tempo por aqui continua abafado e ventoso.