O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, presidiu nesta quarta-feira a uma cerimónia de homenagem ao desporto nacional.

No evento foram agraciados um conjunto de 16 atletas e antigos atletas, para além do Comité Olímpico de Portugal e do Comité Paralímpico de Portugal.

«Para alcançarem tantas e tão expressivas vitórias, os nosso homenageados tiveram de lutar muito. Tiveram, acima de tudo, de acreditar neles próprios e nas suas capacidades», vincou Cavaco Silva num discurso no qual reconheceu que a formalização do tributo «há muito que se impunha realizar».

Entre os distinguidos esteve Nelson Évora, que se tornou no quarto desportista a ser distinguidos com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, depois de Rosa Mota, Carlos Lopes e Eusébio. «Nunca esteve nos meus sonhos algum dia ter esta distinção tão honrosa. Não podia estar mais agradecido pelo reconhecimento do meu trabalho e de todos os atletas que estiveram aqui. Se tenho uma responsabilidade acrescida? Sim, ma a minha postura será sempre a mesma», disse à margem da cerimónia o atleta medalhado olímpico em 2008.

Nélson Évora lembrou o período de calvário que atravessou nos últimos anos e a recuperação comprovada já este ano com a medalha de ouro nos Europeus de pista coberta. «Não foi fácil. Que sirva de exemplo a quem passa por momentos difíceis nas suas vidas, mesmo extra-desporto. Vale sempre a pena lutarmos», rematou.

Sem querer especificar objetivos desportivos concretos, Nélson Évora reconheceu que continua à procura de recordes: «Se a marca dos 18 metros ainda me passa pela cabeça? Claro que passa», confessou, admitindo que não vai ter a vida facilitada nos mundiais de atletismo, em agosto. 

Até este ano, só três atletas tinha chegado aos 18 metros. Na minha primeira prova da época de verão houve mais dois atletas que o fizeram [n.d.r.: o cubano Pedro Pablo Pichardo, com 18.06, e o norte-americano Christian Taylor, com 18.04, ambos a 15 de maio em Doha]. Tenho a noção de que vai ser um ano muito difícil», antecipou.

Lista de condecorados e respetivo grau/ordem:

Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique

Nélson Évora

Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique
Carlos Lopes
Emanuel Silva
Fernando Pimenta
Francis Obikwelu
José Manuel Gentil Quina
Mário Gentil Quina
Vanessa Fernandes

Comendador da Ordem do Infante D. Henrique
Hugo Passos
João Alves
Nuno Miguel Delgado
Olga Pinto
Paulo Coelho
Rui Costa
Rui Silva

Membero-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
Comité Olímpico de Portugal
Comité Paralímpico de Portugal